Vivam, povo que me elegeu! Em directo da Terra das Oportunidades estou a fazer a crónica da primeira prova das Grand-Am 2010-2011 do SCP.
Tal como na terra do Tio Sam, há muita gente a correr. 20 almas para esta primeira corrida é mais do que existe em algumas aldeias do interior… Após os treinos, com variados tipos de chassis e umas idas ao bar (recheado de whisky e Coca-Cola – like USA!) os participantes foram sendo abençoados com os chassis “powered by VAR-E-JAO Racing US”.
O MISTÉRIO DO CHASSI 12
E logo aqui um acontecimento insólito aconteceu. Sorteado, sai ao Adérito Varejão o sinistro chassi #12. Qual vampiro que vê uma cruz à frente, o chassi salta imediatamente para o saco para ser sorteado mais à frente pelo Francisco Bianchi. Este doutor, já habituado a muitas lutas demoníacas, vem preparado com um alho e uns pingos de àgua benta. Num segundo, o chassi volta ao saco. Fez-se paz.
No entanto a vingança negra ainda não está controlada. Pela terceira vez o chassi foi sorteado e logo pelo elo mais fraco, o rookie Tiago Manso teve que se contentar com ele. E o seu destino ficou marcado. Último lugar! Abençoados pilotos experientes, já sabiam o que lhes iria calhar. Nunca se esqueçam da cruz e da àgua benta!
MANGA 1
A prova estava prestes a começar quando se ouvem os sinos da igreja (não, afinal era a campainha da porta lá em baixo). Após 5 longos lanços de escada eis que entra, qual anjo Gabriel, o senhor piloto João Barbosa.
Emocionado e impressionado por ser 32 vezes maior que nós, olha-nos de cima e só consegue rir e ser simpático com estas criaturas. Escreve-nos o seu nome num papel com ilustrações e também assina algumas carroças(rias), como se isso fizesse de nós alguém mais rápido…
Antes de sair, ainda dá a partida para esta corrida. No entanto, a primeira manga seria dominada por ele. Nem o Pedro Machado que venceu, nem o F. Bianchi que correu com uma preparação sorteada (longe das suas afinações super-extra-hiper sensíveis), conseguiram sobrepor-se à figura do simpático piloto e agora sócio honorário deste clube.
MANGA 2
Nenhum casaco ou camisola está completo sem as 2 mangas. E esta segunda manga (acho que foi a direita) teve também direito a punho duplo (2 “relvas”). Aqui correram os habituais “pilotaços” numa maratona de 40 minutos no fim dos quais o “anjo negro” Lino d’Angels Marão Black venceu (também quem corre a fundo 8 calhas e não sai de pista uma única vez, se não ganha não sei que lugar pode ocupar!). Foi uma vitória expressiva, 2 voltas de vantagem para o segundo, com chassis de preparação idêntica! Anjo ou demónio? Em segundo lugar, o Luís Alcino, foi um “anjinho”!
E dos três Beginners aqui presentes, excelente prestação do piloto Filipe Morais, com uma corrida cheia de emoção (e Super Bock, o combustível do futuro).
Mas também ouvimos uma história aterradora; o quase druida-ancião António Oliveira teria vendido a sua alma em troca de vitórias avassaladoras (tipo 30 voltas de avanço em 3 minutos por calha!) e miúdas semi-nuas sempre que ele pisasse este templo do slot.
Mas a visão de um anjo branco retirou-lhe estas nuvens negras da ideia e ele recuou na venda. Mas não se pode negociar com o demo como se faz com os marroquinos ou os ciganos; como resultado, as provas dele estão amaldiçoadas ad-eternum até que alguém no Inferno interceda por ele.
Mas quem poderá ser? Quem vai poder salvar a alma (e o dedo) ao Tozé Oliveira? Tenham medo!
Os restantes pilotos fizeram corridas dentro das suas capacidades, iluminados pelos humores dos seus anjos-da-guarda. De salientar ainda a qualidade da preparação técnica, sem nenhuma avaria registada. Mas que uns andam mais que os outros, lá isso há! Vade retro!
Eis o Top Tem:
1º Lino Marão 258,05 2º Luis Alcino 256,153º Pedro Machado 254,15 4º Pedro Figueiredo 253,29 5º Filipe Morais 251,35 6º Luis Faria 251,04 7º Adérito Varejão 249,32 8º Francisco Bianchi 248,15 9º Rui Queirós 248,04 10º António Pina 246,35
Nota: Não me peçam para escrever mais crónicas em noite de Halloween!
Crónica por: Rui Queirós