Campeonato de Grupo 5

“Trabalho de casa bem feito…”

Tal como do outro lado do globo, em Melbourne (Austrália) se iniciava mais um campeonato de Fórmula 1 com muitas dúvidas acerca da fiabilidade e da performance dos carros também no circuito Adérito Varejão se dava início a um novo campeonato neste caso, dos imponentes e extravagantes bólides de Grupo 5.

Apresentaram-se às verificações técnicas 12 das 15 equipas inscritas de modo a carimbarem o cartão de acesso à pista. Mais grama menos grama (mas sempre dentro da legalidade) a grelha lá se foi compondo.

Começada a corrida e eis que surgem os primeiros problemas… A dupla Just 4 Fun (Luís Filipe Silva / José Guilherme) vê o seu Lancia não cooperar com diversos problemas (quem sabe o ERS!!!), atirando irremediavelmente para o último lugar, garantindo assim a já conhecida colher de pau. Melhor sorte para a próxima é o que se espera.

Quem “lucra” com esta avaria é a equipa PRT (Zé Eduardo / Miguel Vigoço) que assim foge ao último lugar classificando-se na 11ª posição.

Um lugar mais acima, a fechar o top ten ficou a Team Slot Amarante (Tiago Bica / José Soares) demonstrando que aos poucos o treino vai-se traduzindo numa melhor performance.

Com um carro com alguns problemas no “Brake by wire”, os já conhecidos Steel Fingers (Luís Teixeira / Manuel Loureiro) lograram levar o seu bólide à nona posição final. Um pouco abaixo dos resultados que esta dupla já obteve noutros campeonatos.

Afetados por algum ruído na comunicação rádio boxe/piloto, a BA Racing (Bruno Gomes / Alfredo Pereira) terminaram na oitava posição. Um pouco mais de calma aliada também a alguma sorte resultarão certamente numa melhor classificação (até rimou!).

Não muito longe, apenas duas voltas, a Vintage Slot Team (António Dias / Rui Queirós) conseguiu terminar no 7º lugar apesar do seu piloto se queixar do excessivo peso (como os senhor de Maranello…). Que fique claro que a expressão peso excessivo é aplicada ao carro e não a nenhum dos pilotos!

Numa luta com os botões do volante, perdão do punho, a Atlantic Slot Racing (Filipe Morais / António Claro) fez o possível (e o impossível) para obter um bom resultado mas não foi além da 6ª posição final suplantados pelos amigos do lado de lá do Marão (não do Lino!).

Com mais uma volta, Machado’s Racing (Tozé Machado / Rui Machado) num regresso sempre de saudar, ainda deram um ar da sua graça nas primeiras calhas demonstrando que ainda se recordam bem deste circuito, o que lhe permitiu alcançar o top five.

A outra dupla de Vila Real, a BZ Motorsport (Zé Carlos / Carlos Batista) imprimiu sempre um bom ritmo sem grandes sobressaltos e que se traduziu no 4º posto final.

Resultante da Silly Season, a equipa Winprovit com nova constituição (Luís Alcino / Jorge Martins) lá foi andando na toada possível, sem grandes riscos mas ainda assim garantindo o lugar mais baixo do pódio.

Os Absolute Beginners (Luís Faria / Márcio Teixeira) imprimiram um andamento forte desde o primeiro minuto o que lhes garantiu um “confortável” segundo lugar final.

E o melhor ficou guardado para o fim!!! Numa clara demonstração de que os treinos da pré-época foram bem aproveitados, a DeepRock Racing (Lino Marão / Adérito Varejão) apresentou um carro com um comportamento praticamente irrepreensível aliado a uma dupla de pilotos que soube atacar e controlar a corrida sempre que necessário, alcançando a vitória com uma confortável vantagem de 8 voltas para os mais diretos adversários.

Fica assim provado que o trabalho de casa, quando bem feito, gera os seus frutos/resultados.

Terminada a corrida e todas as equipas recolheram às suas garagens a fim de analisar a telemetria para melhor se preparem para a próxima prova.

por: Jorge Martins

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