SERI – GT MASTERS 2013

“POWERED BY SERI BUT CONQUERED BY WINPROVIT“

No passado sábado o Slot Clube do Porto voltou a engalanar-se para receber as 8 equipas que disputariam entre si o SERI – GT MASTERS 2013.

Associando-se ao 25º aniversário do nosso principal sponsor e com o seu patrocínio, foram convidadas a participar as 8 equipas presentes na prova de Endurance de 12 Horas “LA GRANDE FINALE” no passado mês de Outubro.

Todas essas equipas responderam afirmativamente a este convite para participar numa prova com características muito diferentes das habituais e muito ao jeito dos bons preparadores que tinham a oportunidade de mostrar os seus dotes na preparação dos sempre espetaculares modelos de Gran Turismo.

Esta prova teria a duração de 6 horas divididas em duas partes iguais de 3 horas, correspondendo a duas passagens pelas 8 calhas do Circuito Adérito Varejão.

As equipas seriam constituídas por 4 pilotos que dividiram entre si a 16 calhas durantes os 360 minutos de duração da prova.

Logo cedo, os pilotos foram chegando ao Circuito e notava-se alguma tensão no ar, algumas das equipas reforçaram-se com pilotos de reconhecida qualidade na busca da vitória numa prova com características bem diferentes de todas as levadas a efeito pelo clube e visando a conquista dos fantásticos Troféus, cuja beleza e originalidade eram diretamente proporcionais ao seu peso, a serem atribuídos aos primeiros classificados.

Depois de todas as verificações técnicas e de um pequeno briefing inicial, foi iniciado o período destinado à qualificação e dessa forma, tinham começado as 6 Horas SERI GT MASTERS.

Como seria de esperar, muito pelos tempos obtidos durante o período de treinos livres, Nuno Abreu do Team Seri levou o seu BMW Z4 GT3 a um absolutamente imbatível tempo de 8,517s na calha 5 e deixando a concorrência a mais de 4 décimas do seu tempo.

Nesta qualificação quem mais se aproximou do tempo do Nuno foi o surpreendente Luís Teixeira do CCOP que logrou o segundo lugar com um tempo, também canhão de 8.946s, seguido de muito perto do regressado Pedro Machado, agora com as cores do Team DSV a conseguir na sua melhor volta um tempo de 8.987s. As restantes equipas não conseguiram baixar do segundo nove e a escolha das calhas iria dar algumas dores de cabeça e baralhar algumas estratégias já definidas por algumas equipas.

Com uma pontualidade britânica, deu-se início às longas 6 horas e como seria de esperar, vou dividir a prova em duas partes e referir alguns dos aspetos mais importantes e que de alguma forma foram condicionando a prestação das equipas em cada uma das 3 horas da prova.

Dada a bandeirada de partida logo se viu que o BMW Z4 do Team Seri era uma máquina a ter em atenção. Saindo da calha 5 e pelas mãos de José Manuel Teixeira, voou durante os 20 minutos e deixou os seus principais adversários em alerta laranja. Tanto a equipa da Winprovit / SCP como os Absolute Beginners ficaram a 1 e 3 voltas dos primeiros comandantes da prova e não muito longe do restante pelotão, comandado pela equipa da SlotSpot Aveiro.

Com as sucessivas mudanças de calha a diferença de voltas entre as principais equipas candidatas à vitória final continuava a ser muito pequena e ainda nada estava ganho e muito menos perdido, muito havia para decidir e qualquer problema mecânico, poderia deitar tudo a perder.

Se todos pensavam que a qualquer momento, todo o trabalho poderia ir por água abaixo, na quarta mudança de calha, os até aqui lideres da prova começam a ter problemas, o BMW Z4 do Team Seri cede e vai-se afundando na classificação, a corrida ganha nova animação. Afinal o que parecia impossível, estava a acontecer.

Rapidamente os adversários diretos começaram ao ataque e a prova ganhou mais emoção. Quem mais beneficiou destas sucessivas avarias foram os Winprovit, os Absolute Beginners e os surpreendentes homens de Aveiro, a Slotspot conseguia que o seu Aston Martin não desse grande margem de manobra nem descanso aos seus diretos adversários.

Ao fim das 3 primeiras horas e muito pelo infortúnio do Team Seri, a prova era dominada pelo Corvette 6CR dos Winprovit / SCP com 1045 voltas, seguido também pelo Corvette dos Absolute Beginners com 1015, mais 10 voltas do que a equipa de Aveiro que mantinha o seu Aston Martin no terceiro lugar.

Apesar de todos os azares, o Team Seri conseguia segurar a 4ª posição e totalizando 989 voltas, posição segura por apenas duas voltas e tendo como grande perseguidora a equipa do Team DSV, que, continuava a fazer uma prova muito regular apesar do seu Mercedes SLS não querer ajudar à festa.

A equipa do CCOP com os estreantes Bruno Gomes e Alfredo Pereira nestas andanças, mantinham o seu Corvette em acesa luta com o Audi R8 dos Just 4 Fun, ambos terminaram com o mesmo número de voltas, 963 e somente com mais 8 voltas do que os DMF Racing que estavam a contrariar todas as expetativas que foram criadas à volta da preparação do seu Corvette para esta que seria a sua última prova como equipa.

A segunda metade da prova ia começar com tudo em aberto, nenhuma posição estava já garantida e os próximos 180 minutos seriam pródigos em grandes duelos na conquista dos vários lugares em aberto.

Relativamente a esta segunda metade, posso dizer que as equipas foram retificando algumas estratégias, foram debelando alguns problemas técnicos e a prova acabou por ser um pouco menos interessante. A equipa Team SERI conseguiu ir colando as peças do seu BMW que aos poucos se foram espalhando pelo circuito, e conseguiu um andamento sempre muito forte, pouco a pouco foi-se aproximando dos Absolute Beginners acabando mesmo por os ultrapassar. Focados em chegar o mais próximo possível dos Winprovit, forçaram o andamento na ténue esperança de que uma avaria os pudesse atrasar e com isso chegar ao primeiro lugar, tarefa que aos poucos se tornou impossível, e mesmo com as 29 voltas ganhas neste segundo período, não foram as suficientes para levar o seu BMW Z4 ao primeiro lugar.

A luta pelo terceiro lugar, circunscrita aos Absolute Beginners e à Slotspot Aveiro, acabou por não o ser, com um andamento muito semelhante, os AB`s defenderam a sua posição e terminaram no terceiro lugar, o primeiro carro sem rolamentos. Ainda não tenho a certeza se foi aí que esteve a diferença.

O Team DSV, conseguiu arrepiar caminho e foi das equipas que conseguiu aumentar o número de voltas dadas (17 voltas), insuficiente para conseguir ultrapassar a equipa de Aveiro, mas, mais do que suficiente para segurar o 5º lugar na classificação final.

O Team DMF, depois de debelados os problemas técnicos e com uma segunda metade da prova mais consentânea com a qualidade dos seus pilotos, levou de vencida a equipa do CCOP e os Just 4 Fun, ambas no limite das suas competências, e subiu dois lugares, terminando na 6ª posição, ficando as duas citadas equipas nos 7º e 8º lugares.

Para a história, deixo aqui alguns resultados e os seus responsáveis, o seu a seu dono :

A volta mais rápida foi obtida por Lino Marão na calha 8 – 8.359s

O maior número de voltas dadas em prova foi da autoria de José Manuel Teixeira na calha 6 e Pedro Santos na calha 7 – 137 voltas

Nuno Abreu obteve o melhor tempo da calha 1 – 8.442s

Lino Marão obteve os melhores tempos nas calhas 2 e 8 – 8.581s e 8.359s

José Manuel Teixeira obteve os melhores tempos nas calhas 5 e 6 – 8.395s e 8.365s

Jorge Martins obteve o melhor tempo na calha 3 – 8.539s

Ruben Oliveira obteve o melhor tempo na calha 4 – 8.539s

Luís Alcino obteve o melhor tempo na calha 7 – 8.421s

Em jeito de resumo, posso terminar dizendo que foi mais uma prova com o selo de qualidade do Slot Clube do Porto, onde mais uma vez a boa disposição e o convívio tiveram nota 20. As equipas participantes estiveram e deram o seu melhor e no fundo quem ganhou, foi mais uma vez o Slot.

Resta-me em meu nome e em nome do Slot Clube do Porto dar os parabéns aos vencedores em particular e a todas as equipas que nos honraram com a sua presença em geral e agradecer a todos os pilotos pelo excelente fairplay e boa disposição que trouxeram até nós.

Para terminar os nossos maiores agradecimentos à SERI na pessoa do Adérito Varejão, sem o seu apoio, nada disto poderia ser possível e desejar o maior sucesso para a empresa e desejar que em 2014, todos juntos possamos festejar o 26º aniversário da empresa com mais uma prova com este ou com outro formato a definir.

Os nosso agradecimentos a todos e esperámos voltar a estar juntos, já em Dezembro no Campeonato de Endurance com os Mosler MT900R, então até lá…

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

POS Equipa Voltas
1 Winprovit/Scp 2102
2 Team Seri Racing 2063
3 Absolute Beginners 2037
4 Slot Spot Aveiro 2019
5 Team DSV 1991
6 DMF Racing 1949
7 CCOP 1926
8 Just 4 Fun 1923

 

por: Filipe Morais

“Quando lazer se escreve com “S” de Slot”

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