RESISTÊNCIA 12 HORAS AUDI R8 – NSR “LA GRANDE FINALE”

“WINPROVIT-SCP , LÁ TERIA DE SER…”

Sábado, dia 12 de Outubro de 2013, ficará para sempre como o dia em que o Slot Clube do Porto organizou a sua primeira prova de 12 horas,  “La Grande Finale”

Logo pela manhã, as oito equipas que lutariam pela conquista desta prova de verdadeira resistência para pilotos e máquinas e pela possibilidade de inscreverem o seu nome no bonito troféu que estava destinado à equipa vencedora, começaram a percorrer as longas boxes do Slot Clube do Porto. No ar respirava-se confiança e no olhar dos pilotos notava-se a ansiedade que as provas evidenciam.

Os Audi R8 estavam prontos para se dar início às 12 longas e duras horas de uma prova que seria mais um teste à capacidade organizativa do Slot Clube do Porto e de quem com a sua enorme dedicação leva este projeto cada vez mais para adiante.

Todas as equipas levaram os seus argumentos e algumas delas, com contratações de última hora, tentaram reforçar a equipa e com isso levarem o seu Audi R8 ao mais alto lugar do pódio. Os dados estavam lançados e por volta das 22:00h ficaríamos a saber o resultado de 720 minutos de intensa competição.

Como não quero dar grande destaque a valores individuais, até porque se trata de uma prova por equipas em que cada piloto tem a sua função e o somatório de todos esses esforços tem como resultado a classificação final da equipa, vou-me apenas centrar nos aspetos mais interessantes destas 12 horas de prova.

Lutar com todas as suas forças era o lema de todas as equipas e se esse era o pressuposto, em pista foi notório que ninguém estava para facilitar e o resultado da primeira fase da corrida ( 4 horas ) foi um empate em número de voltas entre as equipas dos WINPROVIT / SCP ( Luís Alcino – Lino Marão e Raúl Pinto ) dos ABSOLUTE BEGINNERS / ATLANTIC SLOT RACING ( Filipe Morais – Luís Faria e Márcio Teixeira ) e dos reforçados TEAM SERI ( Pedro Santos – Jorge Martins – Zé Manel e Lelo Ribeiro ), todas estas 3 equipas totalizavam ao fim de quatro horas de prova, 1278 voltas, é obra e pouco usual, denotando uma grande evolução nestes pilotos.

Uma prova com duelos interessantes e que deixava antever uma segunda parte com mutos focos de interesse, entre os quais a intensa luta entre as equipas TEAM DSV ( Adérito Varejão – Manuela Varejão e Jorge Lima ), a reforçada equipa DMF RACING ( António Dias – A. Magalhães – Pedro Figueiredo e Nuno Abreu ) e os Aveirenses SLOTSPOT AVEIRO ( Tozé Lemos – Paulo Silva e Bruno Bastos ). A diferença entre estas 3 equipas não era muito significativa ( 8 voltas a favor dos DMF ) o que, justamente se poderia pensar que ainda muito haveria a esgrimir até ao resultado final da prova, e ainda faltavam 8 horas !!!!

Boa, estava também a luta pela fuga à “Colher de Pau”, apenas 1 volta separava a equipa JUST 4 FUN ( Jorge Albuquerque – Manuel Magalhães – Luis Filipe Silva e José Guilherme) dos CCOP ( Luís Teixeira – Manuel Loureiro – Fernando Vieira e Zé Eduardo). Apesar de estarem a lutar pela fuga aos últimos lugares, estavam somente a 13 e 14 voltas da equipa Aveirense. A prova estava ao rubro e ainda tinha passado somente um terço da mesma.

Estava tudo na perfeição, um grande ambiente, a prova estava a correr sem incidentes e os horários estavam a ser cumpridos integralmente. A competição estava ao rubro com várias equipas a lutar pelas mesmas posições e nada estava decidido e ninguém tinha a sua posição como garantida e começavam a pairar no ar as idas às boxes para ajustes e mudanças de pneus. Será que algo iria mudar durante esse processo de mudança de pneus ???? Era a única dúvida que pairava no ar.

Durante o segundo terço da prova, a equipa WINPROVIT, com alguns pequenos ajustes e com a experiência acumulada dos seus pilotos, a equipa foi dominadora e, juntamente com as equipas da SLOTSPOT AVEIRO E JUST 4 FUN, as únicas a melhorar o número de voltas dadas nesse período de 4 horas, resultado dessa melhoria, o vincar da sua primeira posição. Neste segundo período a equipa TEAM SERI consegui chegar ao segundo lugar arredando os ABSOLUTE BEGINNERS para o terceiro a apenas 3 voltas de diferença.

O mais interessante é que as diferenças entre as equipas eram muito pequenas e os lugares ainda estavam todos em aberto. Para que possam analisar os interessantes duelos que ainda se poderiam esperar para o último terço da corrida, fica aqui a classificação provisória com 8 horas de prova:

POS Equipa Voltas
1 Winprovit/Scp 2576
2 Team Seri Racing 2552
3 Absolute Beginners 2549
4 Team DSV 2489
5 DMF Racing 2475
6 Slot Spot Aveiro 2450
7 Just 4 Fun 2443
8 CCOP 2371

Partida para as derradeiras 4 horas, nada estava decidido e muito ainda havia para decidir. As diferenças entre as equipas não eram de forma redutoras das suas expetativas e a prova iria entrar na sua fase decisiva. A luta pelos lugares do pódio eram as que criavam maior interesse, porém ainda havia tempo para duelos que se esperavam interessantes na conquista de um lugar de destaque. Estava em questão a luta pelo quarto e quinto lugar e a fuga à “ Colher de Pau”. Estas últimas 4 horas, tudo isso iriam definir.

O ambiente continuava fantástico, o interesse na luta pela vitória manteve-se praticamente até ao fim e tudo ficou decidido praticamente na bandeirada final do direção de prova . Os erros pagavam-se caro e quem neles insistiu, acabou por ser penalizado. O cansaço e o adiantar da hora também tinham feito as suas vitimas

Resta finalizar a crónica com algumas considerações finais sobre a prova e sobre as equipas. Quanto à prova, essa foi intensamente disputada, merecidamente ganha pela equipa dos WINPROVIT / SCP que tiveram que dar “o litro “ para ocupar o lugar final. Excelente réplica dos ABSOLUTE BEGINERS e do TEAM SERI, que, com a sua prestação deram um brilhantismo aos vencedores. Uma brilhante corrida do TEAM DSV, equipa com 3 elementos, uma equipa que tinha nas suas fileira a única senhora, Manuela Varejão, esteve muito bem e com o seu contributo ajudou a equipa a conquistar o 4º lugar. Foi bom voltar a ver o Lelo Ribeiro e o Nuno Abreu a darem contributos para uma prova fantástica das suas equipas e a darem com a sua presença uma enorme demonstração de amizade pelo clube que os viu nascer, neste particular, referia-me ao Nuno Abreu.

Teríamos de falar também dos DMF RACING, foi a última prova com este nome e certamente com a mesma constituição. Era de esperar uma melhor prestação, a equipa tinha pilotos para isso, reforçados com Nuno Abreu tinham legítimas aspirações a um lugar no pódio mas tal não foi possível. Ainda assim deram muita luta ao TEAM DSV e com o seu 5º lugar, conseguiram o meio da tabela. Esperamos ver os seus pilotos em outras equipas e mais vezes no Slot Clube do Porto

Quanto às restantes equipas, a SLOTSPOT AVEIRO, puxou dos galões e superiorizou-se às restantes mas que ninguém pense que foi um passeio. A diferença de 10 voltas para os JUST 4 FUN, foram duramente conquistadas nas últimas 3 calhas com uma réplica interessante da equipa que está a melhorar a cada prova que passa. Com a presença assídua dos seus elementos nas provas do SCP, será uma equipa a ter em consideração num futuro próximo.

Fica para o final a equipa do CCOP, depois de um campeonato no qual conseguiu a qualificação para esta final, uma vez mais não foi consistente e a colher de pau foi para eles. Estas provas necessitam de alguma preparação e muita organização de equipa, visto serem longas e onde os pequenos detalhes tornam-se fundamentais para uma boa classificação final. A definição da equipa é importante bem como a boa distribuição das calhas. Trabalho para rever e os resultados certamente aparecerão.

 

Uma palavra para a preparação dos Audi R8 a cargo de Adérito Varejão, estavam no ponto, todos chegaram ao fim sem grandes problemas, afinação e reforço simplesmente impecáveis. A preparação e afinação final das basculações e apertos de chassi a cargo de Luís Alcino, nada a apontar, trabalho muito bom. Um muito obrigado pelo vosso trabalho !!!!

O que fica para a posteridade é a excelente organização de uma prova que pelas suas características, torna-se muito complicada. Os horários foram integralmente cumpridos e as equipas não complicaram a tarefa da Direção de Prova. Os parabéns a vencedores e vencidos que participaram intensamente em mais uma maratona de promoção do Slot. Um dia de convívio num ambiente sempre salutar o que nos deu muito gozo registar. Um formato que se provou funcionar em pleno e que se vai repetir daqui em diante e já com o novo Campeonato de Resistência com os Mosler.

Para finalizar, realçar o piloto que conseguiu em toda a prova obter o melhor tempo desta “LA GRANDE FINALE”, de seu nome LINO MARÂO com um tempo canhão de 8,654 s, obtido na calha, levou para casa o troféu que conquistou com todo o mérito de referir também que foi o piloto com mais voltas dadas ao Circuito Adérito Varejão, obteve a bonita marca de 166 voltas.

Para mais tarde recordar, eis a classificação final destas 12 Horas :

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

POS Equipa Voltas Metros
1 Winprovit/Scp 3867 35
2 Absolute Beginners 3831 24
3 Team Seri Racing 3814 38
4 Team DSV 3726 10
5 DMF Racing 3705 17
6 Slot Spot Aveiro 3662 15
7 Just 4 Fun 3652 35
8 CCOP 3549 18

 

por: Filipe Morais

“Quando lazer se escreve com “S” de Slot”

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