“STAR WARS”
Sexta-feira, é dia de encontro para os maluquinhos dos carrinhos de pista no Slot Clube do Porto, desta vez para disputar a 5ª prova do Troféu Reynard 2KQ.
Com 18 pilotos à partida, a grelha estava bem preenchida, e a busca por um lugar no pódio estava em aberto para um conjunto mais alargado de pilotos do que o habitual.
Para esse facto, muito contribuiu a ausência de alguns dos pilotos que têm ocupado essas posições, como sejam o Márcio Teixeira ou o Pedro Santos, que devem ter tido muito boas razões para esta falta de comparência que lhes pode custar uma melhor posição no final do campeonato.
Registamos com agrado a presença nas nossas instalações de Mário de Souza Abreu, vindo directamente das Terras de Vera Cruz, provando que as “amizades” via Facebook se podem tornar bem reais. O SCP deseja-te uma boa viagem de regresso e volta sempre.
Mas passemos à corrida, que foi mais uma vez excelente e repleta de luta pelas mais diversas posições.
Os 18 pilotos presentes dividiram-se por duas mangas de 9 pilotos, com uma “relva” em cada uma delas.
Para a 1ª manga, e por via da escolha de calhas, estavam em competição os 9 pilotos menos bem classificados no campeonato. Mas esse facto não impediu que a disputa ao longo das oito calhas fosse muito acesa e equilibrada, como o comprovam a diferença de apenas 8 voltas registada entre o vencedor da manga e o último classificado.
Com um arranque fortíssimo, Jaime Campos marcou desde início um ritmo que as 34 voltas realizadas na calha 6 deixaram antever como difícil de seguir pelos restantes concorrentes, e que culminou com a vitória na manga. A maior oposição ao vencedor veio de um estreante neste campeonato, António Claro, que não sendo particularmente rápido em nenhuma das calhas, fez da sua consistência a arma para chegar ao 2º lugar da manga, a 2 voltas do vencedor.
De referir que o facto de se ter estreado nesta prova, implicou o uso de pneus novos, com toda a desvantagem que isso representa face aos restantes concorrentes, o que só valoriza a sua prestação. Para o 3º lugar da manga a luta foi renhida entre Ruben Oliveira, Filipe Morais e Carlos Figueiredo, terminando por esta ordem e com as mesmas 258 voltas, a apenas 3 do vencedor da manga.
Quem levou a melhor nesta guerra a três foi Ruben Oliveira, que pagou caro um arranque demasiado fogoso e alguns despistes, com uma paragem forçada para rever o equilíbrio do carro, “ai as palhetas…”, que lhe custou 4 voltas e a possibilidade de vencer a manga. Quanto a Filipe Morais, mais uma vez se verificou que a falta de treinos está a condicionar as suas prestações, sendo que desta feita o carro também não tem ajudado muito. Quanto a Carlos Figueiredo, alternou boas calhas com outras menos conseguidas, o que apesar de o ter levado a passar esporadicamente pelo primeiro lugar da manga, o relegou para o 5º lugar no final da mesma.
Com uma calha 5 de excelente nível, onde efectuou 34 voltas, e um conjunto de excelentes cronos em outras calhas, Carlos Novo garantiu o 6º lugar na manga a apenas 1 volta do trio que o precedeu, e demonstrou que, com uma presença mais assídua e mais uns treinitos, é piloto para andar em lugares bem acima na classificação final.
Quem não esteve tão bem nesta prova foi Manuel Loureiro, que não tendo comparecido ao treino da véspera, não fez melhor do que o 7º lugar na manga. Surpresa pela negativa foi o resultado final de Manuela Varejão, que não resistiu a um carro com uma preparação “duvidosa”, em que a basculação em curva era bastante exagerada…., graças a um parafuso que não resistiu ao andamento imposto e que resolveu recolher à boxe mais cedo do que o previsto! Mas a forma de curvar na parabólica e correspondente entrada na recta da meta era uma coisa digna de se ver!!!!
Quanto à colher de pau, correspondente ao último lugar na prova, ficou no dedo do Tozé Sousa. Por este andar, se não insistir em mais uns treininhos, vai juntar um faqueiro lá em casa. É só pedir para a organização mudar os próximos prémios para uma faca e garfo de pau!!!
A 2ª manga tinha presentes os melhores classificados do campeonato, com excepção das ausências já referidas. E se quanto à luta pela vitória, esta se circunscreveu aos dois pilotos habituais, para o derradeiro lugar do pódio houve luta até final, com seis pilotos a passarem por essa posição e a terminarem separados por menos de 3 voltas.
Longe desta luta, Jorge Lima fazia uma prova calma que o levaria ao 9º lugar na manga e correspondente posição na classificação geral, superando o vencedor da manga anterior.
Na luta pela 3ª posição, foi Luís Faria quem começou por ocupar esta posição, mas foi Sol de pouca dura, pois apesar de um andamento bastante consistente em todas as calhas, o carro não atingia aquele “clic” de velocidade que lhe permitisse manter esta posição, e foi caindo na classificação até ao 7º lugar final.
António Dias efectuou uma das suas melhores prestações individuais neste campeonato, andando sempre em lugares de topo durante a prova. No entanto, uma menos bem conseguida calha 1, fez com que se visse ultrapassado no final da manga, caindo para a 8ª posição final.
Armando Magalhães, cujo carro teve uma passagem pela chamada “Star Garage”, começou com uma excelente prestação na calha 1, tendo a melhor expressão nas 35 voltas obtidas na calha 6, o que já não é para qualquer um! A quebra que teve na calha 8, com umas “miseráveis” 31 voltas, impossibilitou-lhe uma melhor classificação, quedando-se pelo 6º lugar final. O 5º lugar final ficou para Lino Marão, que mais uma vez fez da rapidez e consistência a arma para uma excelente classificação, mas onde se vê que o carro não permite voos mais altos.
A luta pelo derradeiro lugar do pódio acabou por ser discutida ao metro entre Adérito Varejão e Zé Manel Teixeira, levando este último a melhor por apenas 15 metros.
Se neste campeonato o Zé Manel nos tem habituado a sistemáticas boas prestações, como este 3º lugar o demonstra, já Adérito Varejão realizou uma prova notável, com uma rapidez constante, em que as 35 voltas realizadas na calha 6, e mais do que isso o tempo de 8.499s na sua melhor volta, justificam plenamente o 4º lugar final, falhando o pódio por um “danoninho”!!!
Numa guerra à parte, que se pode chamar de verdadeira “STAR WARS”, estão os pilotos Raúl “Skywalker” Pinto e Luís “Obi-Wan Kenobi” Alcino, que desta vez deixaram de lado o seu esforço conjunto como equipa Jedi “Star Racing” para se defrontarem individualmente. Aqui não há lugar a lutas de bons contra maus, pois desta feita são os dois muito bons, como o comprovam as 9 voltas que deram ao 3º classificado da prova, uma eternidade….
À semelhança da prova anterior, foi o “aprendiz” Raúl Pinto que tomou a dianteira logo desde a bandeirada inicial, não largando a 1ª posição até final da prova, garantindo pelo caminho a volta mais rápida em 8.268s na calha 4.
O “mestre Jedi” Luís Alcino não começou muito bem na calha 2, mas depois foi sempre a melhorar até à 2ª posição final. No entanto desta vez não pareceu ter a “Force” necessária para incomodar o comandante “Skywalker”, cuja nave voou qual “Starfighter” a caminho da vitória e em busca do campeonato.
Uma vez que os dois primeiros lugares do campeonato já não lhes fogem, os 5 pontos que os separam à entrada da derradeira corrida parecem ser de difícil recuperação para Raúl Pinto, pois não parece haver quem na última prova se possa intrometer nesta luta a dois.
“May the Force be with you”.
Classificação Final
POS | Piloto | Voltas | Metros |
1 | Raul Pinto | 278 | 44 |
2 | Luís Alcino | 276 | 07 |
3 | José Manuel Teixeira | 269 | 18 |
4 | Adérito Varejão | 269 | 03 |
5 | Lino Marão | 268 | 18 |
6 | Armando Magalhães | 267 | 48 |
7 | Luís Faria | 266 | 50 |
8 | António Dias | 266 | 31 |
9 | Jorge Lima | 262 | 43 |
10 | Jaime Campos | 261 | 45 |
11 | António Claro | 259 | 43 |
12 | Ruben Oliveira | 258 | 33 |
13 | Filipe Morais | 258 | 19 |
14 | Carlos Figueiredo | 258 | 06 |
15 | Carlos Novo | 257 | 24 |
16 | Manuel Loureiro | 256 | 37 |
17 | Manuela Varejão | 254 | 10 |
18 | Tozé Sousa | 253 | 12 |