E venceu o suspeito do costume
Depois de muito se ter falado, de muito se ter especulado, eis que o Open GT teve a sua prova inaugural.
Uma vez mais, ficou provado que estes formatos são sucesso garantido, emoção do princípio ao fim, sem vencedor anunciado e sobretudo um ambiente saudável onde reina sempre a boa disposição e amizade.
No pote deste ano, a poção mágica tinha o nome de GT`s NSR com preparação da Organização e nem trabalho de decoração das carroçarias era pedido. A corrida aos 35 lugares disponíveis foi imediata e rapidamente ficaram preenchidas todas as vagas, aliás como tem sido apanágio das provas organizadas pelo Slot Clube do Porto.
Todas as atenções estavam apontadas para a batalha de “preparadores”. Para esta temporada, todos os 5 modelos foram preparados por 5 diferentes preparadores e esta era a primeira e grande incógnita deste Troféu de moldes diferentes.
Dos 35 pilotos inscritos, somente 23 se apresentaram para esta primeira prova e assim foram sorteadas 3 mangas onde alinhariam os 23 pretendentes ao mais alto lugar do pódio.
Todos os 5 modelos apresentaram-se imaculados e o nervosismo dos seus preparadores estava bem patente na sua face. Todos davam largas à sua satisfação quando as suas preparações davam cartas no longo e difícil traçado da pista do Slot Clube do Porto.
A primeira manga foi ganha por Luís Alcino após grandes duelos com Jorge Lima e Rui Machado. Primeira e esperada vitória do Mosler que nas mãos de Luís Alcino marcou a diferença ante o Corvette de Jorge Lima que durante toda a manga deu excelente réplica mas insuficiente perante o desempenho do primeiro.
Nas posições seguintes a batalha foi entre os Porsche de Zé Mário, Rui Machado e António Claro, com andamentos semelhantes, sempre um ponto abaixo do Corvette e alguns pontos do infalível Mosler, lutaram entre si pelas posições imediatas. Dessa fraterna batalha, saiu vencedor Rui Machado com 192 voltas, mais uma que António Claro e mais duas que o regressado Zé Mário Sousa, sim, esse mesmo, o dos laureados Pudins Abade de Priscos.
Tozé Sousa e Alfredo Pereira lutaram sempre entre si e terminaram com o mesmo número de voltas ( 189 ), com Alfredo Pereira a vencer por uns escassos metros. Esta foi uma luta leal porque ambos estavam ao volante dos restantes 2 Mosler presentes nesta manga.
Por fim fica um rookie em provas no Slot Clube do Porto, ainda a aprender as voltas deste novo e complicado traçado, esteve Zé Costa com o único Audi LMS e as suas 167 voltas, demonstram ainda que vai ter um período de adaptação ao traçado e certamente na próxima melhorará a sua performance.
Na segunda manga, esperava-se uma autêntica batalha de tubarões habituados aos pódios e a boas classificações. Estavam presentes alguns dos melhores pilotos inscritos neste Open e os dados estavam lançados, seria a prova de fogo para pilotos e máquinas. Aqui seriam postos à prova, não só competências de condução como seriam provadas as competências de preparação.
Como seria de esperar, o vencedor desta manga seria o suspeito do costume, Márcio Teixeira, ele também com Mosler não deu qualquer chance aos seus adversários diretos. Todos eles teriam de se bater pelas restantes posições e quiçá, pelos restantes lugares do pódio. Com 210 voltas, o “puto maravilha” deixou Pedro Santos a 9 voltas e Carlos Baptista e António Pina a 10 e 11 voltas, obra desenganada, só visto, contado pode parecer mentira.
Pedro Santos, com um Audi LMS conseguiu ser mais forte que Batista e Pina e com isso logrou o segundo lugar na manga que viria a ser suficiente para, também ele subir ao pódio.
António Pina, conseguiu levar o seu Mosler ao terceiro lugar da manga e superiorizou-se aos Aston Martin de Luís Faria e Zé Carlos Nóbrega, este último com problemas de afinação, nunca conseguiu entrar na corrida por um lugar de destaque, como está habituado este piloto de Vila Real.
Jorge Martins não conseguiu que o seu Audi LMS conseguisse entrar na luta pelos lugares cimeiros e foi fazendo uma corrida solitária, deixando atrás de si a 9 voltas, Zé Guilherme e o azarado Zé Carlos.
Para a última manga, ficaram os restantes 7 pilotos e 3 modelos diferentes onde os Corvette estavam em grande número. Seria uma manga muito disputada mas com os manos Machado a dominarem por completo a manga. Terminaram nos dois primeiros lugares separados por menos de 1 volta. Tanto Tozé Machado que acabou por conseguir subir ao segundo lugar do pódio, ultrapassando Pedro Santos por 11 metros, mas suficientes para garantir a segunda posição. O outro Machado, o Délio, também com uma grande corrida, defendeu muito bem a sua posição, constantemente ameaçada por Lino Marão que nunca abdicou de lutar por um lugar ao qual se habituou, lugar de pódio.
As restantes lutas foram entre Filipe Morais e Luís Teixeira, foram trocando de posições durante toda a manga e fruto de algumas saídas do primeiro, Luís Teixeira conseguiu terminar na quarta posição na manga com mais uma volta que Filipe Morais.
O casal Varejão, lutou entre si e foi Manuela Varejão que conseguiu levar o seu Corvette a uma melhor posição do que Adérito Varejão que foi sempre impotente para levar o seu Porsche a lugares que lhe permitisse lutar por algo. Foi uma noite menos inspirada do piloto que ainda está a lutar contra a arreliadora lesão na mão direita.
Em resumo, tivemos no pódio 3 carros diferentes, Mosler, Aston Martin e Audi LMS de 3 preparadores distintos, tivemos excelentes prestações em todas as mangas. Foi uma noite agradável onde se lutava na pista e no Paddock.
Este formato vai trazer noites de intensa competição e muita incerteza quanto aos seus vencedores, uma vez que todos os modelos produzem comportamentos diferentes com pilotos de caraterísticas diferentes, e como tal, será sempre uma incógnita o desfecho de cada prova.
Como foi a prova inaugural, o software também achou que nos havia de pôr “à prova” e com isso não permitiu que fossem elaborados os registos de todas as voltas de todos os pilotos da 3ª Manga, como tal e por espírito de grupo, nesta crónica não há estatísticas nem voltas mais rápidas para ninguém.
Para o final fica sempre o agradecimento a todos aqueles que em noite de puro Inverno se deslocaram ao Slot Clube do Porto para mais uma noite inesquecível e sobretudo para mais Campeonato que se iniciou em moldes, novamente inovadores e que trouxe muita animação como já é habitual nestas provas deste Clube.
Parabéns aos vencedores que conseguiram contrariar todos os outros e fruto do seu excelente desempenho conseguiram os mais altos lugares do pódio.
Parabéns a todos pela forma empenhada e animada com que encararam esta prova e aqueceram esta fria noite de Janeiro abrilhantando o sucesso dos homens do pódio.
Dentro de 15 dias, estes mesmos GT`s voltarão à pista do Slot Clube do Porto, terão novos pilotos e tudo vai recomeçar. Não faltes, a emoção está garantida e a animação é sempre o prato do dia nesta casa que é de todos nós.
Pódio Final
POS | PILOTO | Voltas |
1 | Márcio Teixeira | 210,24 |
2 | Tozé Machado | 201,20 |
3 | Pedro Santos | 201,09 |
Até lá!