Este sábado, dia 16 de Outubro, ficará na memória de todos aqueles que disseram sim a mais uma Resistência de 4 Horas na classe rainha dos Slots, o LMP.Esta crónica poderia ter um infindável número de títulos, escolhi este porque, sem dúvida é o que melhor espelha o que se passou durante a prova.
Já sei que, estão todos a pensar:
-Lá está mais uma “conversa da treta”!
Poderia ser, mas não o é.
Fomos visitados por um ilustre “companheiro” dos Slots e não só. Um homem das corridas que tantos nos entusiasmaram enquanto adolescentes, um homem que poder-se-á apelidar de um, dos maiores impulsionadores do nosso hobby em Portugal.
Ainda não sabem de quem se trata?????
Pois é, o Senhor VLADIMIRO BARROS, esteve no Slot Clube do Porto a reviver velhos e novos Amigos e a sua presença, enche-nos de orgulho e gratidão pela sua simpática visita ao nosso humilde clube.
Perdoem-me aqueles que estavam à espera de começar esta minha crónica pelas grandes prestações que alguns pilotos tiveram a oportunidade de fazer, mas uma pessoa como o Senhor “MIRO”, ( ele, irá desculpar esta minha intimidade), não pode, nem deve passar despercebida, pelo que ele representou e representa no panorama automobilístico nacional e também pela sua grande ligação ao Slot.
Quero acabar esta minha pequena introdução, agradecendo a visita deste grande senhor e fazendo-lhe já o repto feito pessoalmente:
Ó “Miro”, o mais difícil foi entrar, agora estás tramado, o Slot Clube do Porto já te adoptou e quero informar que já és sócio vitalício do SCP.
Vamos então falar da prova e de tudo o que a tornou na melhor das 4 já cumpridas.
Foi uma corrida de “malucos”, para malucos e corrida por malucos, só visto, porque contado, acho que ninguém acredita.
Lutou-se por quase todas as posições e para espelhar o que estou a dizer, entre os dois primeiros classificados a diferença foi de 9 voltas, o terceiro classificado, a equipa da casa, terminou confortavelmente no terceiro lugar, mas do quarto até ao sétimo classificado, foi um sobe e desce constante, vindo a corrida a definir-se mesmo na última manga e pode-se dizer que, o azar de uns é a sorte de outros, e mais nada!!!!
Vamos então falar de cada equipa e da sua sorte.
A prova teria 3 galos para um só poleiro, mas, rapidamente se constatou que a vitória seria discutida entre os SFT Racing com Carlos Strecht, Hugo Machado e Lelo Ribeiro ( seria preciso mais alguém???) e os Metrópolis Racing de Francisco Bianchi, Ginho Rodrigues e Luís Machado ( desta vez a substituir e de que maneira, Manuel Melo ) até porque o Slot Clube do Porto apresentou uma equipa unicamente constituída por Lino Marão e Pedro Machado, e todos nós sabemos o quão cansativo é participar em provas de Resistências com equipas “curtas”, por essa razão o 3º Lugar foi uma fantástica conquista.
Os Metrópolis e os SFT andaram sempre muito rápidos e não é de admirar que tivessem dividido pelos dois a conquista da volta mais rápida, tendo a Metrópolis obtido a volta “canhão” ( 7,512s ) na calha 7 e o seu protagonista tenha o nome de Francisco Bianchi, que grande prova que fez!!!
Os Metrópolis Racing estiveram sempre à frente, vindo a claudicar só na última calha onde a mais valia dos SFT Racing veio ao de cima, quem tem Lelo Ribeiro e Hugo Machado, tem quase tudo e quando a eles se junta um grande estratega e um óptimo mecânico chamado Carlos Strecht,
Pode-se afirmar com segurança que dificilmente podem obter outra classificação que não seja o primeiro lugar.
A Metropolis só tem que se queixar de alguns arrufos de Ginho Rodrigues que o acabaram por enervar e lhe retiraram a concentração necessária para tal intenso final. A idade há-de lhe dar o que ainda lhe falta.
E agora, ou outros.
O quarto lugar esteve sempre vago e durante quatro horas teve vários inquilinos, os Absolute Beginners com Luís Faria ( a fazer a sua primeira aparição neste campeonato de resistência ), Filipe Morais e a já considerada Beginner, Candida Pereira, começaram por ocupar esse lugar, mas fruto de algumas avarias, foram trocando esse lugar com a única equipa com 4 pilotos, os 4 EVER RACING ( António Dias, Pedro Figueiredo, Armando Magalhães e André Sousa).
Estas duas equipas dividiram os azares entre si e foram os Beginners que acabaram por ganhar “no negócio” e aproveitando as avarias dos 4EVER, conseguiram acumular voltas suficientes para garantir uma posição superior aos que eram até á data os terceiros classificados do Campeonato.
Como diz o ditado: “Guardado está o bocado para quem o há-de comer“, esta máxima assenta que nem uma luva ao Team DSV, que prova fantástica que fez o Jorge Martins e a Manuela Varejão. Com um Zytek muito rápido e que não lhes deu nenhum problema, souberam sempre tirar partido das avarias dos seus principais concorrentes, e com muito mérito conseguiram terminar na quarta posição.
Fica para o fim, a equipa de Felgueiras, o Slot Car Vale do Sousa,( Jorge Sousa, Rui Sousa e Raúl Pinto ) teve uma vez mais uma prestação que podemos considerar, fantástica. Fizeram a sua primeira aparição nesta competição e só pelo facto da sétima posição a somente a nove voltas dos DSV, a sete dos Beginners e com menos um metro, sim, um metro os separou dos 4 EVER, pode-se dizer que a prova correu-lhes muito bem. Com mais umas provas, o pessoal de Felgueiras, vai certamente conseguir posições de destaque.
Uma equipa ainda em formação, sem recursos e com pouca experiência, foi levando o seu Zytek, muito a custo até ao fim, estamos a falar dos CAT Racing ( Manuel Loureiro, Zé Eduardo e Ricardo ), lá foram mexendo nos botões do punho, mais do que mexendo no carro e o resultado não poderia ser melhor do que o obtido, último classificado com apenas 1077 voltas menos 392 voltas que os SCVS.
Meus senhores, é necessário mais treino! Não é nas provas que se acertam os punhos!!!!
Para terminar, quero destacar os herois destas 4 Horas de Resistência LMP:
Primeiro as senhoras, Manuela Varejão e Cândida Pereira, tiro-lhes o chapéu. Que grande prova fizeram estas duas senhoras, parabéns às duas.
À equipa do SCVS, a cada prova nota-se uma grande evolução, mesmo desfalcada, fizeram uma boa prova.
Ao “senhor Doutor” Francisco Bianchi, quanto mais o tempo passa, melhor está. Parabéns pela volta mais rápida na prova.
Lutou que se fartou para conseguir levar a equipa a melhor lugar, estou a falar do André Sousa dos 4Ever Racing, sempre em evolução, parabéns!
À equipa SFT Racing, grande prova e pela vitória. Até ao lavar dos cestos são as vindimas. Sempre muito rápidos, um grande carro e muita classe.
A todas as restantes equipas, com as respectivas formações incompletas, a prova foi sempre muito bem disputada e intensa.
O ambiente foi fantástico, divertido o que mais uma vez vem atestar a grande apetência por este género de provas, pelo facto os parabéns a todas as equipas por mais uma grande tarde / noite de Slot.
Ao serviço de catering, parabéns pela qualidade e quantidade.
Ao Vladimiro Barros, aquele grande agradecimento pela sua visita de cortesia, pela sua boa disposição, pelas suas histórias e por tudo o que fez pelo Slot, um grande bem haja!!!!
CLASSIFICAÇÃO FINAL :
1 | SFT RACING | 1619 |
2 | METROPOLIS | 1610 |
3 | SLOT CLUBE PORTO | 1531 |
4 | TEAM DSV | 1478 |
5 | ABSOLUTE BEGINNERS | 1476 |
6 | 4EVER RACING | 1469 |
7 | SCVS | 1469 |
8 | CAT RACING TEAM | 1077 |
Crónica por, Luis Filipe Morais