As “americanices” voltaram á pista do Slot Clube do Porto e com o sucesso mais que garantido muito pelo nipe de bons pilotos que se apresentaram na grelha de partida com carros de decorações de fazer inveja aos organizadores das 24 Horas de Daytona.
Campeonato : Grand Am Series – 1ª Prova Local: Slot Clube do Porto Data: Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010 Condições Atmosféricas: Frio por fora e fresco por dentro, propício a muito grip. Presenças: 16 pilotos Mangas: 2 mangas e compridas dado o frioA emoção começou logo na qualificação, os tempos foram de tal forma aproximados que cerca de duas décimas separam Jorge Lima ( 8,956s) com a pole position dos restantes pilotos que compuseram a manga mais rápida.
1ª MANGA
Foi uma manga muito interessante e disputada calha a calha, contudo, Luís Faria com uma condução muito equilibrada foi dando para as encomendas e ganhou com toda a autoridade . A luta mais interessante foi entre Tozé Sousa e António Teixeira que acabaram com o mesmo número de voltas mas com um forcing final, Tozé Sousa viria a conseguir assegurar a segunda posição. Nos lugares seguintes, Fernando Vieira levou a melhor sobre Armando Magalhães, Manuela Varejão e Manuel Loureiro. Nos bastidores comentou-se que o facto do carro do Fernando, estar “pintado de vermelho” pode ter influenciado a sua prestação. Ficámos aguardar a decisão do comissariado da prova! De realçar a presença de um piloto novo nestas andanças, Paulo Granado ainda a descobrir onde param as curvas, foi-se distraindo com os movimentos no “pit lane” o que lhe custou o último lugar nesta manga.
2ª MANGA
Aqui estavam os “pesos pesados”, não nos referimos aos quilos dos pilotos mas sim ao facto de nesta manga se encontrarem os pilotos para onde normalmente pendem as vitórias.
A manga foi equilibrada e sempre dominada por Luís Alcino ( para variar ) seguido sempre de perto por Lino Marão e Filipe Morais. Como sempre a experiência nestes carros Americanos veio ao de cima e Luís Alcino conseguiu, à semelhança do nosso colega João Barbosa, levar o seu Riley Mk XX à Victory Lane. Curioso o facto de Lino Marão no segundo lugar e Filipe Morais em terceiro, pilotarem também Riley`s!
Jorge Lima, mais conhecido por Xiglota, acusou fortemente a falta de experiência ao volante destes bólides o que o levou a não conseguir melhor do que uma quarta posição!
A luta mais interessante foi mesmo entre os pilotos ( também curiosamente pilotando Rileys) Adérito Varejão, Rui Queirós e o nosso decano do Slot, António Dias. O dito parece aquele muito antigo: “…um olho no burro e outro no cigano…” .
Adérito Varejão, andou a controlar a corrida do António Dias e acabou por ser surpreendido por Rui Queirós, mesmo na última volta. Todos acabaram com o mesmo número de voltas ( 194 ) mas com uma diferença de metros que ditou as suas posições na geral.
Tozé Oliveira, o “rapaz” anda sem sorte. Imaginem que, também com um Riley, com a mesma preparação dos demais, o carro voltou a dar problemas ao piloto que já está a pensar em mudar de preparador. Não percam os desenvolvimentos desta história de Amor / Ódio motorizado.
Resta referir mais uma vez o ambiente fantástico, apesar das condições atmosféricas terem afastado algum público, mesmo assim ainda estiveram presentes entre pilotos e assistentes, cerca de três dezenas de pessoas. A todos eles os nossos agradecimentos e voltem sempre, para competir ou simplesmente para assistir.
Terminamos com uma máxima :
SLOT CLUBE DO PORTO, O CLUBE ONDE FAZ SENTIDO CORRER.
CRÓNICA DE LUÍS FILIPE MORAIS