Em véspera de feriado nacional, teve início o Campeonato Endurance Grupo C Duplas 2012/2013 organizado pelo SCP, e felizmente podemos dizer que não começou de pernas para o ar….
O dia não era o habitual de provas no SCP, o que se reflectiu no número de equipas que responderam à chamada para esta 1ª prova.
Das oito equipas presentes, destaque para algumas duplas inéditas neste tipo de provas, que irão com certeza animar bastante o campeonato.
Após montagem dos pneus e motores em todos os carros, procedeu-se ao sorteio das calhas e ao período de warm-up para efectuar as últimas afinações.
Da grelha de partida constavam sete Toyota 88C e apenas um Mazda 787B, pelo que se espera que para a próxima prova possa haver maior variedade de modelos à partida… ou talvez não…
Logo após a partida, verificou-se que o carro dos Absolute Beginners estava em grande forma, o que nas mãos (ou no dedo) do Márcio Teixeira, se traduziu na vitória da calha e liderança da prova. A rapidez do Márcio Teixeira aliada à constância das prestações do Luís Faria, fez com que os Absolute Beginners não mais largassem a 1ª posição até final, terminando como brilhantes vencedores desta 1ª prova.
A luta para o 2º lugar foi, ao longo de toda a prova, discutida entre a Star Racing (Luís Alcino / Raul Pinto) e o Clube São Roque Racing (Lino Marão / Filipe Morais), que partiram para a última calha empatados com o mesmo número de voltas. Nesta última calha, uma excelente prestação do Lino Marão fez com que arrumasse de vez a questão do 2º lugar a favor do Clube São Roque Racing, prestando desta forma uma merecida homenagem a esta instituição do bairro com o mesmo nome.
Na luta pelo 4º lugar, levou ligeira vantagem o CCOP (Tozé Sousa / Pedro Machado), sobre o Team Seri Racing (Ruben Oliveira / Pedro Santos), que começam a revelar uma maior regularidade nas suas prestações.
A 6ª posição final ficou para a DMF (Armando Magalhães / António Dias) que nesta prova não estiveram à altura dos seus curriculuns, e o carro também não ajudou (seriam só palhetas?….).
As duas últimas posições ficaram para a Slot Bar (Manuel Loureiro / Luís Teixeira), que não conseguiram tirar partido do excelente carro de que dispunham, e para a DSV (Adérito Varejão / Tozé Oliveira), que foi atirada para esta posição mercê de uma penalização por quebra do aileron durante a prova, a que não será alheio o facto de ser a única equipa “corajosa” a correr com o Mazda 787B.
Para finalizar, registe-se o excelente comportamento dos motores NSR King 21 evo3 e dos pneus NSR definidos em regulamento e sorteados para todas as equipas, que permitiram ao Márcio Teixeira efectuar a volta mais rápida da corrida na calha 5 com o tempo de 7,804s, o que já é um registo assinalável.
Classificação Final
1º – Absolute Beginners–570v
2º – Clube São Roque Racing–555v
3º – Star Racing–551v
4º – CCOP–523v
5º – Team SERI Racing–522v
6º – DMF–516v
7º – Slot Bar–490v
8º – Team DSV–463v