“Winprovit/SCP iniciam um novo ano com uma velha vitória”
Após o período natalício, eis que voltaram as emoções ao Circuito Adérito Varejão.
Máquinas devidamente afinadas e pilotos com grande vontade de iniciar 2014 com uma vitória, eram os ingredientes necessários para mais uma prova que se esperava intensa e disputada ao metro, até à bandeirada de xadrez.
Desde muito cedo a animação no Slot Clube do Porto era notória, era tanto o interesse pelo desenrolar da prova que, fomos obrigados a trabalhos extra para que, no EuroSport, as imagens chegassem a todos aqueles que na impossibilidade de estarem presentes, não queriam perder pitada do que ali se iria passar.
Durante o período destinado a treinos livres, duas equipas se faziam notar, pela ausência, a equipa “AFA RACING“ e o “TEAM SERI”, equipas que tinham ocupado o 2º e 6º lugar na primeira prova deste Campeonato.
As restantes equipas inscritas, mostravam que as “peripécias natalícias” não lhes retiraram as excelentes qualidades, e, nem a presença do “Balão” as intimidou. A responsabilidade e a enorme vontade de ser uma das 8 equipas finalistas deste campeonato, resultado que os apurará para a “ Grande Finale”, não deixaram ninguém indiferente. Trabalho é trabalho, Conhaque é Conhaque!
Posto isto, vamos então ao que interessa. Foram 11 equipas as que se perfilaram na linha de partida para esta segunda prova. A única equipa que não esteve presente, foi a equipa da AFA RACING, compromissos inadiáveis deixou esta equipa de fora. Comprometeram o seu apuramento para a final?
A prova começou com 3 equipas em descanso, foram elas, os WINPROVIT, a SLOTSPOT AVEIRO e o TEAM DSV, todas as restantes equipas abriam as hostilidades e estava dada a bandeirada de xadrez para o inicio de mais uma intensa corrida por um lugar ao Sol.
Era impossível comentar uma corrida de 4 horas com 11 equipas e cerca de 40 pilotos sem cometer algumas injustiças, como tal, e mais uma vez, vou-me debruçar sobre algumas das prestações de pilotos e esses sim, foram fundamentais para a boa ou má classificação final da sua equipa
Pela positiva, e como é habitual nestas provas, um ambiente fantástico proporcionado por todos os pilotos das equipas inscritas neste Campeonato de Endurance com os Mosler MT900R da consagrada marca italiana, NSR.
Uma das equipas que andou que se fartou, mas para nada, foi o Team Seri. Com os seus pilotos a ficarem retidos devido às más condições provocadas pelo Vortex Polar, restou a Zé Carlos participar, mas, sozinho.
O fairplay de um Zé Carlos completamente destemido, foi determinante para que a equipa, com o excelente desempenho e um elogiável espirito de sacrifício do piloto de Vila Real, conseguisse defender as cores do Team Seri, mesmo sendo penalizado pelo regulamento, fez questão de dizer, presente. Fica aqui ressalvado o espirito competitivo e a enorme vontade de participar.
Desta equipa fez parte o regressado Tozé Oliveira, chegou, viu…e correu!
Meu querido Amigo Tozé, desculpa a inconfidência, a temperatura do SCP, é bem mais agradável, e não corres o risco de constipação! ( eheheheh!).
Apesar de todo esse esforço, esta equipa foi traída pelo regulamento e como tal, foi desclassificada. Pena foi, muito pelo brilhante esforço de Zé Carlos, mas, regulamentos são regulamentos, e são para serem cumpridos.
Do lado de lá do Marão veio a equipa representativa do Slot Clube de Amarante. Com uma constituição nova, conseguiu ser mais competitiva, mostrou alguma evolução. Tiago Bica, desta vez trouxe mais um novo elemento, Pedro Ribeiro que, apesar da sua pouco treino no traçado, ajudou a equipa a acrescentar mais 11 voltas e um honroso 10º lugar na classificação final com um total de 951 voltas. Creio que com mais tempo e um melhor conhecimento da pista, será mais uma equipa a lutar pelo apuramento para a final.
Ao 9º lugar chegou sem grande dificuldade a equipa do CCOP.
Permitam-me saudar o regresso de Nuno Couto a estas “lides”, e esperar que volte muitas mais vezes, o slot precisa de muitos “Coutos”.
O Nuno começou com alguma dificuldade, não foi feliz na sua primeira calha, mas, como quem sabe não esquece, fez mais duas calhas de grande nível e mostrou que o dedo está lá… tá lá Couto????
Se o regresso de um velho Amigo é de saudar, mais importante é a estreia de mais um novo valor da escola do SCP, estou a referir-me a Miguel Vigoço, piloto que se estreou nestas andanças e pela primeira vez participou numa prova de Endurance.
Esteve muito bem, não comprometeu e esteve à altura do desafio, não posso deixar de dar os parabéns ao Miguel. Estar durante 20 minutos, lado a lado com tubarões, sem nunca virar a cara à luta e sem se deixar amedrontar pela sua falta de experiência, é dose !!!!
Com estes dois pilotos, fez equipa o Zé Eduardo, nota-se uma melhoria no seu rendimento, fruto de “menos” interação com o punho e de mais presença em provas.
Resultado de toda esta revolução na equipa, fica para a história uma melhoria no número de voltas, que, não sendo significativo, foram mais 4 voltas, perfazendo um total de 975 voltas. Fico a aguardar a próxima prova e expectante quanto à constituição desta equipa.
Mais uma vez, do berço da nação, capitaneados pelo sempre disponível e “boa onda” Alfredo, vieram os “ JÊESSECÊ”. Não me vão levar a mal em eu dizer que acredito que esta equipa, a muito curto prazo, vai fazer mossa!!!!!
Eu não vi mas ouvi dizer que, houve alguém que “enterrou” a equipa, não sei quem terá sido, mas isso agora não interessa nada. Atrevo-me a dizer que foi uma das equipas (fora de portas), que, mais voltas efetuou, relativamente à sua prestação anterior. Será que com um período de almoço reduzido o resultado será inversamente proporcional? Espero para ver…ou para comer.
Mais uma vez foi um prazer receber uma equipa com um desportivismo e uma boa disposição que não posso deixar de salientar. Para Guimarães levaram um oitavo lugar, fruto das 999 voltas efetuadas.
Até que enfim, os 4 dígitos foram alcançados ( 1004 voltas ). Os Just 4 Fun são uma equipa que está em franca progressão. Equipa formada por elementos ligados a outras variantes do slot mas que, com uma vontade e união inesgotáveis, conseguem evoluir de prova para prova e o seu resultado é fruto disso mesmo. Apesar de terem mantido a mesma posição (7º lugar), e terem um piloto diferente, ( Manuel Magalhães) mas já conhecedor da pista, não invalida o reconhecimento da evolução da equipa. Vamos continuar atentos á progressão.
Esta equipa teve Luís Filipe Silva e Manuel Magalhães os seus dois pilotos de ponta, ambos estiveram bem, cabendo a Zé Guilherme o azar de ter tido problemas na calha 7 e com isso não poder levar a intensa luta com os Steel Fingers até ao final.
Esta equipa dos Steel Fingers apareceu “mais curta” com a ausência forçada de Bruno Gomes. Dessa forma, coube a Luís Teixeira e a António Dias a árdua tarefa de correr nas calhas mais complicadas. Nem o Luís e muito menos o Dias, conseguiram prestações de grande qualidade e a classificação final, isso espelha. A Manuel Loureiro coube-lhe defender a “honra do convento” nas calhas centrais, infelizmente essa tarefa foi cumprida a cinquenta por cento, e, uma desastrada prestação na calha 4, retirou à equipa a possibilidade de outras aspirações e por três voltas, terminaram atrás da recente equipa de Guimarães, a TOP SLOT e no somatório, mais 1007 voltas. Com Bruno na equipa e com a possibilidade de outra estratégia, os Steel Fingers irão certamente obter melhores classificações, aguardemos para ver.
Mais uma equipa oriunda da cidade berço e em constante evolução. Esta equipa apresentou-se no Paddock com a mesma formação da apresentada na 1ª prova deste Campeonato de Resistência.
A experiência acumulada pela Top Slot na primeira prova e com uma distribuição de calhas a favorecer os pilotos mais rápidos da equipa, recaindo essa responsabilidade em Pedro Silva e Luís Sousa, ambos com 3 calhas, restando para José André a tarefa de defender a honra do “Castelo” nas calhas 3 e 4. A equipa esteve muito concentrada e o resultado foi um aumento de 27 voltas da primeira para esta prova. Mostraram que estão no bom caminho e o 5º lugar alcançado e 1010 voltas, são sinónimo da evolução desta recém-criada equipa, e que, terão uma palavra a dizer nas restantes provas deste Campeonato.
Em quarto lugar ficou a equipa do Team DSV, equipa com bons pilotos e nesta prova segunda prova, reforçada com Pedro Machado. Durante toda a prova, esta equipa lutou com as equipas que conseguiram um lugar no pódio.
Lutaram mesmo até ao fim com a equipa da SlotSpot Aveiro pelo último lugar de honra e, se Armando Magalhães tivesse tido mais sorte na calha 4, outro galo cantaria. Jorge Lima acabou por se afirmar com o piloto de ponta da equipa e com duas fantásticas prestações nas calhas 7 e 8, catapultou a equipa para outras ambições. Acredito que uma presença no pódio estará para breve.
Adérito Varejão e Pedro Machado, nas calhas que lhes foram atribuídas, estiveram à altura e acabaram por realizar uma excelente prova.
O 3º lugar foi levado para Aveiro pela Slotspot e muito justamente. Da prova de Janeiro para esta, a equipa da Veneza de Portugal, melhorou, notou-se uma evolução nos seus pilotos, todos fizeram uma prova excelente, um melhor resultado, implicaria uma má corrida dos Absolute Beginners e dos Winprovit.
A diferença para os Beginners cifrou-se em 5 voltas e 9 voltas para os grandes vencedores da competição, os WinProvit / SCP.
Com um Tozé Lemos endiabrado na calha 3 e com Paulo Silva a, mais uma vez mostrar a sua tendência para voar nas calhas 6, 7 e 8, restava a Bruno Bastos, à semelhança do que fez na primeira prova, não comprometer, e ele não fez.
Esta é mais uma equipa que vai lutar sempre e em cada corrida por o seu lugar ao Sol.
Os Absolute Beginners voltaram ao pódio. A equipa voltou à sua formação normal com o regresso de Luís Faria à equipa e com ele as boas prestações na calha 6. Com a formação completa, Márcio Teixeira regressa às suas calhas 1 e 8, onde este piloto, sabe muito bem com quantos paus se faz uma canoa.
António Claro, brilhou nas calhas 4 e 5, na calha cinco, foi mesmo o piloto que fez mais voltas ao Circuito Adérito Varejão ( 131 voltas ).
A equipa esteve concentrada e o resultado foi a obtenção do segundo lugar a apenas 4 voltas dos vencedores.
Finalmente os grandes vencedores da prova, os Winprovit / SCP. Equipa constituída por alguns dos melhores pilotos do Slot Clube do Porto, tem em Lino Marão e Luís Alcino os pilotos que arrasam nas calhas 1, 2, 7 e 8. Tanto Jorge Martins como Raúl Pinto, nas calhas centrais vão dando cartas, que o diga o Jorge Martins na calha 6.
Para a posteridade, ficam alguns dados estatísticos e que servem para mais tarde recordar.
O piloto que mais voltas dadas foi Lino Marão com 135 voltas na calha 8.
O piloto que efetuou a volta mais rápida foi Jorge Martins com um tempo de 8,583 s obtido na calha 6.
A equipa da Winprovit/ SCP foi a equipa que mais voltas efetuou nas calhas número 2, 6, 7 e 8.
Os Absolute Beginners foram os que mais lucraram nas calhas 1 e 5.
A SlotSpot Aveiro, levou para si os louros na calha 3.
A calha 4 foi inteiramente dominada por Zé Carlos do Team Seri.
Resta para terminar referir-me aos MOSLER MT900R da NSR, que também se apresentaram em perfeitas condições e que atesta a qualidade do preparador e do material da marca Italiana.
Depois deste pequeno desfile de números, fica o próximo encontro marcado para o dia 8 de Março de 2014.
PÓDIO FINAL
POS | Equipa | Voltas |
1 | WINPROVIT / SCP | 1043,09 |
2 | ABSOLUTE BEGINNERS / SCP | 1039,17 |
3 | SLOTSPOT AVEIRO | 1034,51 |