CAMPEONATO DE GRUPO 5 EM DUPLAS

SÓ DEU ABSOLUTE BEGINNERS

Em noite Londrina com muita chuva e nevoeiro quase cerrado, foram 13 das 17 duplas inscritas neste Campeonato, as que se aventuraram a comparecer nas instalações do Slot Clube do Porto para a segunda prova deste que se espera ser um Campeonato altamente competitivo e que continua a atrair muitos entusiastas dos modelos de outros tempos, desta feita refiro-me aos “Monstros” do Grupo 5.

Com tantas equipas presentes a direção de prova viu-se abrigada a criar 5 relvas, uma na passagem da calha 2 para a 1 e a outra na passagem da calha 7 para a 8.

Esta prova teve duas estreias absolutas, a da equipa do Team Seri ( Pedro Santos e Manuela Varejão ) e do CCOP com Tozé Sousa e António Pina. Além destas duas estreias, duas equipas apresentaram uma nova composição, a equipa terceira classificada da prova anterior apresentou Marcos Sousa no lugar de Luís Alcino e Jorge Lima regressou à equipa da Atlantic Slot Racing a fazer dupla com Filipe Morais. De estreias e alterações de equipas, estamos falados.

Ainda não foi desta que 3 equipas inscritas iniciaram o Campeonato, algumas por outras obrigações desportivas e uma por uma infelicidade de um dos pilotos, Armando Magalhães vítima de um pequeno acidente, viu-se forçado a ficar em casa e seguir a prova à distância. Para ele, votos de rápidas melhoras e que o regresso à competição seja muito em breve.

Quem também ficou fora desta segunda prova, foi a equipa transmontana do Slot Clube da Amarante, com problemas de transmissão, viu-se obrigada a ficar com o seu BMW M1 nas oficinas para resolver este arreliador problema mecânico. Foi com agrado que soubemos que esta equipa já conseguiu novos patrocinadores e com isso a garantia de um resto de Campeonato mais tranquilo.

Posto isto, relativamente à corrida, posso dizer que foi feita a 3 velocidades, e somente uma equipa esteve fora do contexto. Vou começar pela estreante Team Seri, tanto Pedro Santos como Manuela Varejão, entenderam-se às mil maravilhas com a nova estrela do Paddock, o fantástico Ferrari 512BB. Com um andamento sempre muito forte e sem grandes problemas, conseguiram chegar ao 4º lugar, fruto da consistência de Pedro nas calhas exteriores muito bem secundado por Manuela Varejão, nas calhas interiores. Fruto desse trabalho e de uma excelente afinação da sua máquina, a equipa conseguiu atingir o 4º lugar, deixando os seus mais diretos adversários a mais de duas voltas de distância.

Excelente luta pelo quinto lugar, 3 galos para um só poleiro e esse ficou para a Vintage Slot Team, mais uma noite de glória para António Dias e Rui Queirós. Após uma revisão no seu bólide, sem qualquer problema mecânico, conseguiram levar de vencida as equipas dos Machado`s Racing e Steel Fingers.

Em velocidade cruzeiro, andaram os Atlantic Slot Racing e os BA Racing, lutaram sempre e só entre si. Com uma noite azarada, e sem a colaboração do seu Porsche 935, a equipa da Atlantic, com Jorge Lima em bom nível, foi mesmo no final, ultrapassada pelos BA Racing, muito pelo fato do carro não colaborar na calha final, 55 voltas foi o que conseguiu fazer Filipe Morais na calha 2 e com isso hipotecar todas as hipóteses de uma melhor classificação e de lutar por um lugar mais consentâneo com o valor da equipa. Foi-me confidenciado que haverá alterações no que respeita à máquina a utilizar na próxima prova. Ficámos aguardar mais novidades.

Na fuga ao lugar que dá direito às famosas colheres de pau, estiveram algumas equipas às quais a prova não correu de feição. Uma vez mais a equipa dos Just 4 Fun, viu o seu Lancia Beta Montecarlo voar para fora da pista, duas corridas e dois voos, contudo, com menos problemas, Zé Guilherme e Luís Filipe Silva conseguiram superiorizar-se às restantes duplas. A equipa do CCOP, também não foi muito feliz, alterações de última hora levaram a que o seu carro não ficasse tão bem afinado e fruto disso, Tozé Sousa e António Pina viram-se relegados para o penúltimo lugar, com o mesmo número de voltas ( 468 ) do que a Porto Racing Slot. Esta última com melhor conhecimento do Ford Capri, Zé Eduardo e Miguel Vigoço estiveram bem melhor e conseguiram fugir ao “lugar amaldiçoado”.

Para o fim fica a prestação dos Winprovit, equipa que nos habituou a lugares de pódio. Com uma alteração de última hora, Luís Alcino deu o lugar ao rookie Marcos Sousa que fez dupla com o consagrado Jorge Martins. Com seria de esperar, o primeiro fez uma prova equilibrada e dentro do que lhe é normal, contudo Marcos, ainda a dar as suas primeiras gatilhadas, não conseguiu ser tão rápido e com isso, mesmo fazendo uma prova regular, não foi suficiente para angariar as voltas necessárias para a obtenção de uma melhor classificação. Grande desportivismo demonstrado pelo seu colega de equipa que, nunca desistiu de lutar para conseguir um melhor lugar. Parabéns aos dois pela excelente prestação e pela forma como se bateram de princípio ao fim da prova.

Na luta pela vitória, estiveram sempre 3 equipas, mas logo desde o início se começou a ver que Márcio Teixeira e Luís Faria, tinham um BMW M1 quase que irrepreensível e aos poucos iam aumentando a vantagem para os seus mais diretos adversários.

Márcio Teixeira ia obtendo tempos e voltas que indiciavam que a luta pelo pódio seria para os restantes lugares, o primeiro, estava entregue e muito bem entregue.

Cabia aos vencedores da prova anterior, os DeepRock Racing, provar que não ganharam por ganhar. Voltaram a apresentar um carro muito bem preparado e foi uma luta intensa com os homens da BZ Motorsport. Este talvez tenha sido o “momento” da noite. Sem cederem à pressão, Lino Marão e Adérito Varejão, conseguiram manter até a bandeirada final a volta que mantinham e o segundo lugar foi para eles com todo o mérito.

Mérito também não pode ser tirado à dupla constituída por Zé Carlos e Carlos Batista, fizeram uma prova excelente e deram uma luta clara aos segundos classificados e claramente demonstraram que nas próximas provas, podem contar com esta dupla para a duras batalhas que ainda se avizinham.

Para a história fica o resultado de Márcio Teixeira nas calhas 7 e 8, o “puto maravilha” deu, pasme-se, 67 voltas em cada uma dessa calhas, é obra!!!

Os Absolute Beginners obtiveram a melhor volta em 6 das 8 calhas e foi Márcio Teixeira a conseguir ser o mais rápido nas calhas 1, 2, 7 e 8, cabendo a Luís Faria a responsabilidade de o fazer nas calhas 3 e 6.

Também para a história deste Campeonato, fica para já, a marca de 8.689s obtida também por Márcio Teixeira na calha 8.

Em resumo, grande noite de slot, as equipas melhoraram as suas performances e o resultado foi um enorme acrescento ao número de voltas efetuadas da primeira para a segunda.

Excelente aparição do Team Seri com a obtenção de um excelente 4º Lugar. Temos equipa!

Aguardámos a aparição de algumas das equipas inscritas e que até agora ainda não se apresentaram mas que, serão uma mais-valia para o Campeonato e certamente os lugares do pódio serão também por elas discutidos. Mas isso são contas de outro rosário. Aguardemos os próximos desenvolvimentos, a próxima, será ainda este mês.

Dia 24 de Abril, será o dia da revolução do Slot?

Quem mais poderá suceder aos Absolute Beginners no pódio?

Vamos seguir atentamente as cenas dos próximos episódios…

Pódio Final:

POS EQUIPA Voltas
1 Absolute Beginners 521,7
2 DeepRock Racing 512,34
3 BZ MotorSport 511,09

por: Jorge Lima

WebDeveloper de profissão, mas com uma grande paixão pelos Slot's e uma boa "Francezinha"

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