“R(AÚL) P(INTO) DE UMA FESTA ANUNCIADA”
Os Gentleman Drivers reuniram-se uma vez mais para uma corrida de milhões, claro que à escala à qual já nos habituamos.
As 9 duplas inscritas neste Campeonato, apresentaram algumas novidades, quer no carro quer na constituição das equipas. Num fim de semana de SPA Francorchamps Clássics e F1 no Principado do Mónaco, é natural que estes milionários Gentleman Drivers se dividam pelas várias provas que por aí se realizam.
Se o nosso Gaspar sabe disto, ainda começa a taxar as provas de Clássicos, não nos conhecidos 23%, mas à escala, taxando estas provas com IVA, (não essa que estão a pensar), mas uma nova taxa de 32%, é só um “danoninho”.
Diretamente para a corrida propriamente dita, a grelha foi constituída desta vez por quatro representações da Porsche e o seu mítico 917K, tendo a Ford tido a maior representatividade, 3 Ford MK IV e 2 Ford P68.
As equipas também apresentaram algumas novidades na sua constituição, os Star Racing convidaram o Gentleman Driver, Pedro Figueiredo, os TigerSpeed tiveram pela primeira vez neste campeonato o António Claro, e por fim, a equipa dos CCOP convidou Mário Silva. As restantes equipas mantiveram a sua constituição habitual.
Com a classificação final deste campeonato ainda longe de estar decidida no que diz respeito às classificações secundárias, todas as equipas desde cedo começaram ao ataque e desde logo se percebeu que a corrida ia ser intensa e com as posições a serem discutidas até à última volta da última calha.
Pouco tempo depois, eis que a dupla de decanos da DMF Racing (Armando Magalhães e António Dias) começa a sentir que o seu Porsche 917 K começava a dar problemas, todos pensaram, “o mofo deu-lhe“. O calor que se fazia sentir no Circuito Adérito Varejão começava a fazer vítimas.
Durante quase toda a corrida, a passagem pelo primeiro lugar era constante, porque mais uma vez, lá estavam as relvas para dificultar, não o andamento, mas as contas.
Quem também não se deu bem com o “calor” foi a equipa do CCOP, onde Mário Silva fez as calhas exteriores e não conseguiu ser tão rápido como os seus adversários, o que é natural visto este piloto ainda estar na fase de habituação à pista e ao carro, e quem faz o que pode a mais não é obrigado. O seu colega, Fernando Vieira tentou nas calhas interiores defender as “honras do convento” e lá se foi safando da melhor maneira.
Quem esteve com problemas foram os homens do Clube S. Roque Racing, onde seu Ford MK IV foi atacado por um problema de “carie dentária” em tudo semelhante ao que já tinha acontecido aos Absolute Beginners na segunda prova. O carro foi ficando sem cremalheira, aos poucos os dentes iam caindo e a sua posição na corrida também, terminando na última posição e arrecadando as maravilhosas colheres de pau. Acontece aos melhores e agora para Lino Marão, a colher faz um “jeitaço”. Quanto ao Filipe Morais, já não é novidade este ano.
Na frente da corrida ficariam 2 equipas a lutar pela vitória final e 3 a lutarem pela 3 posição.
Para este final empolgante ficaram os Star Racing e os Absolute Beginners, entre eles sairiam os vencedores. Os Team SERI Racing, Team DSV e os Vistos Voadora iriam lutar pelo lugar mais baixo de pódio.
Desse interessante final de corrida, o Team Seri Racing com Pedro Santos e Rubén Oliveira saiu vencedor superiorizando-se ao Team DSV de Adérito e Manuela Varejão que apesar de uma corrida fantástica, não foi suficiente para levar de vencida os nossos “ex.rookies”, mas chegando para aos surpreendentes Vistos Voadora que estão cada vez mais competitivos. Luís Teixeira e Manuel Loureiro estão com mais consistência e os resultados dos treinos intensivos começam a aparecer.
A última calha foi determinante para o resultado final. Pedro Figueiredo, conseguiu ser mais rápido do que um dos “Rastaman” presentes na prova, Luís Faria, garantindo a quarta vitória consecutiva para os Star Racing que podem já encomendar as “faixas de campeões” e entoar o “velho hino” dos Queen, “…We are the Champions…”, muito merecido pelas ENORMES preparações de Raúl Pinto, cada vez mais um preparador de ELITE !!!
Fruto de todas as incidências verificadas durante a prova, a classificação do campeonato voltou a levar algumas alterações e as duas últimas provas serão fundamentais para o escalonamento das equipas no final deste interessante campeonato de clássicos.
Em jeito de resumo, pode-se dizer que os azares de uns foi a sorte de outros, mas isso já é normal nestas corridas de Gentleman Drivers.
As equipas DMF Racing e o Clube S. Roque Racing foram os azarados da noite, para a próxima será melhor certamente, mas estamos convencidos que se assim não for, o final de prova terá o mesmo encanto… na hora da despedida…
De realçar também a primeira vitória alcançada por Pedro Figueiredo após algumas presenças nos pódios em outros campeonatos juntamente com a equipa DMF Racing e a estreia neste campeonato de Mário Silva e António Claro. Resumindo, este campeonato tem sempre novidades, por isso, cada prova é um desafio com novos participantes e com nuances imprevisíveis. As provas no SCP, são mesmo assim, imprevisíveis !!!!
Como sempre o ambiente foi fantástico e mesmo as equipas azaradas levaram a prova até onde foi possível sempre com o fairplay, competição e muita emoção que se impõe, e dessa forma se passou mais uma bela noite de slots.
Parabéns a todos e agora vamos esperar pela próxima, e a próxima será já daqui a 15 dias.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
POS | Piloto | Voltas |
1 | Star Racing (Raul Pinto – Pedro Figueiredo) | 505,38 |
2 | Absolute Beginners (Luís Faria – Márcio Teixeira) | 503,49 |
3 | Team SERI (Pedro Santos – Ruben Oliveira) | 490,448 |
4 | Team DSV (Adérito Varejão – Manuela Varejão) | 487,40 |
5 | Vistos Voadora (Luis Teixeira – Manuel Loureiro) | 486,48 |
6 | TigerSpeed (Jorge Lima – António Claro) | 484,50 |
7 | CCOP (Fernando Vieira – Mário Silva) | 474,08 |
8 | DMF Racing (A. Magalhães – A. Dias) | 468,50 |
9 | Clube São Roque (Filipe Morais – Lino Marão) | 367,45 |