“STAR RACING A ESTRELA QUE BRILHA MAIS ALTO”
São noites como a da passada sexta – feira que fazem muitos pilotos gostarem cada vez mais de correr no Slot Clube do Porto. Não será novidade para ninguém e muito menos para os que correm com o mesmo prazer que nós, em qualquer clube existente no nosso canteiro à beira mar plantado.
Se tivesse de comentar a corrida em si, seria mais ou menos centrada na vitória sem qualquer contestação da equipa dos Star Racing, e por aí, seria uma história curta e com um final feliz… só para eles.
Se olhar, para todo o resto, direi que foi mais uma noite extraordinária no que se refere à animação e a todo ambiente vivido, fruto de algumas peripécias que mais à frente contarei, mas sobretudo pela incerteza quanto aos restantes dois “clientes” do pódio.
Após a solene criação do nosso novo troféu, “Colher de Pau”, artefacto que é entregue a quem conquista o tal lugar que ninguém deseja mas que, alguém no final sempre acaba por o ocupar, o ambiente ficou tenso. Quem seria a primeira dupla a conquistar tão prestigiado troféu ???
Oito duplas estiveram presentes na grelha, notando-se mais uma vez a ausência da dupla do CCOP (Tozé Sousa – Fernando Vieira) , talvez pela falta de patrocínios e muito provavelmente pela situação económica em que o país se encontra, razão principal da ausência nesta prova onde os milhões estão sobre rodas.
Em função dos resultados obtidos na prova inaugural, muitas expectativas foram criadas por todas as equipas inscritas neste valioso campeonato, cuja grelha nos apresentava 5 modelos da Ford e 3 modelos da Porsche.
Os milionários Gentleman Drivers focaram-se então na corrida e na obtenção de um resultado que lhes permitisse angariar os valiosos pontos em disputa e fugir do lugar que lhes daria direito a levar para casa o utensílio culinário do qual todos fogem.
Desde o início que a dupla Star Racing (Luís Alcino – Raul Pinto), tornou-se num alvo inatingível. O andamento desta equipa era tão sobrenatural que todos se esqueciam do seu Porsche 917K, até o voltarem a ver passar a alta velocidade pelos seus carros. O Porsche 917K parecia ter dois motores e não um como os seus oponentes!
Restava às outras equipas, entre si, discutirem os restantes lugares. Se bem pensaram, melhor o fizeram, e, durante os oitenta minutos da prova, pudemos assistir a duelos muito interessantes e a algumas trocas nas posições de acesso ao pódio.
A certa altura, eis que algo a que ninguém está habituado acontece. O Ford P68 dos Absolute Beginners (Luís Faria – Márcio Teixeira) começa a andar a um ritmo muito pouco normal, graves problemas na transmissão do Ford ditaram um abrandamento do ritmo de corrida e um barulho ensurdecedor mais parecido com o ruído da matança de um porco, fez-se ouvir em todo o Circuito Adérito Varejão.
O ritmo de corrida acelerou, O s AB estão com problemas, vamos aproveitar, pensaram todas as equipas. Eles estão tramados, dá-lhe gás!!!!
Os problemas foram-se agravando e o Ford começou a andar num ritmo semelhante a um barco a remos, terminando mesmo por acabar parado no meio da pista sem dar acordo de si e, deixando o seu piloto Luís Faria de castigo a ocupar o lugar de espetador, sem nada mais poder fazer para resolver o problema.
Com esse azar, a equipa Vistos Voadora (Luís Teixeira – Manuel Loureiro), até aqui a voar sempre baixinho, aumentou o seu ritmo de corrida e aos poucos conseguiu ser mais rápida que o “estacionado” P68 dos Beginners e com isso fugir ao lugar que para eles estava reservado.
Sortinha…pelos “vistos” !!!!
Quem chegou a ameaçar foi a equipa Clube S. Roque (Filipe Morais – Lino Marão) , chegaram a ocupar o segundo lugar, porém, alguns problemas de pneus, alguma falta de sorte à mistura com uma dose de aselhice, ditou uma valente queda para a quarta posição, mesmo à frente da dupla sensação da prova inaugural, o Team DSV ( Adérito e Manuela Varejão).
Desta vez o P68 da família Varejão pregou-lhes uma partida e não os deixando brilhar da mesma forma, contudo foram suficientemente fortes para as restantes equipas que com eles lutam pelas primeiras posições.
Quem não se encolheu perante tais adversidades foi a equipa DMF Racing (Armando Magalhães – António Dias). Estes foram às compras e adquiriram um lindíssimo Porsche 917K da Martini Racing e os milhões gastos na aquisição levou-os a um brilhante e merecido segundo lugar na prova. Os nossos dois decanos estão em grande forma e prova disso a excelente corrida realizada culminando com fantástico resultado.
Os nossos “meninos” estão uns “homenzinhos” e mais uma vez a dupla da Seri Racing (Pedro e Ruben) foi parar ao pódio, tendo alcançado com muito mérito o terceiro lugar na corrida. Será da côr verde florescente do seu carro? Será sorte de principiante? Sorte não será de certeza, porque a sorte não anda assim!
Parabéns para a “rapaziada” que está cada vez mais…ON FIRE!!!
A equipa TigerSpeed (Rui Queirós – Jorge Lima) esteve sempre muito competitiva, rápidos e consistentes, apresentando um carro bem preparado e com um andamento muito assertivo. Rui Queirós e Jorge Lima, não conseguiram subir desta vez ao pódio mas, foram controlando a corrida para a frente já que para trás, não valia a pena dado que, as equipas estavam já muito longe do seu P68 e como tal era só necessário pressionar a equipa do Team DSV.
Para terminar e sabendo do gosto pelos números dos nossos pilotos, resta dizer que os melhores tempos em todas as calhas foram estabelecidos pelos dois pilotos da Star Racing, tendo sido o Luís Alcino o detentor da volta mais rápida da corrida, 8.905 s. obtido por este piloto na calha 5.
Assim se narrou a história de mais uma noite fantástica, dedicada às corridas de carros clássicos da NSR, mais uma noite em que podemos afirmar que, quem esteve
presente, divertiu-se “à brava” num ambiente salutar e com muito riso à mistura, esse é o nosso objetivo principal e dele não abdicámos.
Parabéns a todos pela maravilhosa prestação e pela noite de grande animação proporcionada.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
POS | Piloto | Voltas |
1 | Star Racing (Luís Alcino / Raúl Pinto) | 503,44 |
2 | DMF Racing (Armando Magalhães / António Dias) | 485,32 |
3 | Team SERI (Pedro Santos / Ruben Oliveira) | 484,32 |
4 | Clube São Roque (Filipe Morais / Lino Marão) | 482,48 |
5 | Team DSV (Adérito Varejão / Manuela Varejão) | 479,50 |
6 | TigerSpeed (Rui Queirós / Jorge Lima) | 477,45 |
7 | Vistos Voadora (Manuel Loureiro / Luís Teixeira) | 467,37 |
8 | Absolute Beginners (Luís Faria / Marcio Teixeira) | 425,44 |