Campeonato de Clássicos NSR – Duplas P5

Circuito de SPA-Francorchamps, 1970.

Sobre o piso húmido da célebre pista belga, vários Porsche 917 aceleram furiosamente e tentam chegar ao primeiro lugar atravessando a famosa Eau rouge a fundo…

Mas nem todos o conseguem. Apenas os mais audazes ou aqueles que possuem chassis com o set-up correto. Os outros vão lutando contra o nevoeiro, contra a água escondida em cada curva, contra a falta de rendimento que os bólidos vão padecendo volta após volta…

Nas boxes, os pilotos restantes esperam nervosos a sua vez de entrar em ação. Assim que um 917 para, mecânicos e pilotos cercam a viatura ainda quente e substituem o necessário com eficácia e rapidez.

Circuito do Slot Clube do Porto, Janeiro de 2014.

A noite está parecida com aquela que se viveu em 1970, em SPA…

O frio e a humidade afetam os concorrentes, os modelos, a pista… E logo no início da prova… falta a energia. Escuro total, recortado pelos feixes luminosos dos telemóveis permitem o concerto da instalação elétrica geral e as condições voltam ao normal. Exceto os aquecedores, que permanecem desligados!

Finalmente, oito Porsche 917 e um solitário Ford P68 arrancam para a penúltima prova dos Clássicos NSR.

Para a história, fica esta 5ª prova do campeonato como a mais disputada até agora. Apenas 19 m separaram os vencedores – a equipa Absolute Beginners (L. Faria / Márcio T.) da Star Racing (Raúl Pinto / L. Alcino).

A discussão da vitória teve dois momentos importantes, sempre com os mesmos protagonistas; Luís Faria e Raúl Pinto. Das 8 calhas que os modelos percorreram, apenas nas calhas 4 e 6 se notaram diferenças de andamento entre estes dois candidatos. Na calha 4, Faria apenas conseguiu 61 voltas, contra as 63 de Raúl. No entanto, na calha 6, Faria faria 65 voltas contra as mesmas 63 de Raúl. Até ao final, lutaram pela liderança sempre na mesma volta, cabendo a vitória aos AB.

Já longe deste duelo, a 12 voltas, ficou a Deep Rock (Varejão / Lino Marão) e a 21 voltas ficaram os Kottas (L. Teixeira / M. Loureiro), com um andamento que impressionou os vários concorrentes.

Impressionados devem ter ficado os Mafi (A. Magalhães / P. Figueiredo) que percorreram 482 voltas, contra as 483 dos Kottas…

Com menos 6 voltas que a Mafi, classificou-se o Team Seri (Pedro Santos / Ruben Oliveira), numa toada sem sobressaltos.

Para o 7º lugar, nova luta até ao fim. A Atlantic Racing (J. Lima / A. Claro) percorreu mais 24 m que a Vintage (A. Dias / R. Queirós), depois de algumas mangas com problemas nas duas formações.

A finalizar, o único Ford P68 presente, algo difícil de afinar em relação aos 917, da equipa BA Racing (Bruno G. / Alfredo P.). Duas calhas desastradas levaram a equipa a percorrer apenas 388 voltas e a vencer (novamente) a colher de pau!

1º ABSOLUTE BEGINNERS – 504,38 VOLTAS

2º STAR RACING – 504,19 VOLTAS

3º DEEPROCK RACING – 492,45 VOLTAS

 

 

por: Rui Queirós

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