Numa noite seca e com greve anunciada por parte dos “aguadeiros”, os 14 pilotos foram tentando esquecer a falta do elemento líquido e concentraram-se naquela que foi, sem dúvida a melhor e mais disputada corrida do ano.
A sempre desejada coreografia das garrafas, de rótulo vermelho e branco, com a frase: “Manda vir mais” foi substituída pelo roncar dos motores e das “vuvuzelas”.
No sorteio, coube em sorte ao nosso “Decano” o chassis de que todos falam, o DECO do Grand Am Series, o tão famigerado número 10. É lá se voltaram a ouvir as “vuvuzelas”, essas gaitas Sul Africanas, sim essas gaitas. Pensavam que o Vôvô Dias, levava partners para as corridas, não???
Notava-se a presença do responsável da Husse ( comida para cães ) e talvez por isso esta corrida foi mesmo do género : “Sete cães a um osso”.
Esta foi, sem dúvida, a melhor, e mais bem disputada corrida de 2010 no Slot Clube do Porto, não sei se por falta do elemento liquido se do elemento sólido.
Campeonato : 5ª PROVA GRAND AM SERIES Local: SLOT CLUBE DO PORTO Data: Quarta-feira, 2 de Junho de 2010 Condições Atmosféricas: Ondas de calor africano numa noite muito “seca”. Presenças: 14 Pilotos Mangas: 2 mangas “arregaçadas”.
Comecemos pela primeira manga.
Dos sete pilotos que se apresentaram à partida, era por demais evidente que o nosso “Decano” com um “avião” teria a obrigação de não dar qualquer chance à concorrência.
Era tanta a responsabilidade que, António Dias ainda passou por uns lugares secundários durante algum tempo, fruto de algum nervosismo que o obrigou a cometer alguns erros, mas, a qualidade do carro, o som das vuvuzelas e algum apoio do sequioso público, tornou o último terço da prova num passeio para no nosso Decano que sem grandes problemas conseguiu ganhar a manga, totalizando 199 voltas, deixando Pedro Figueiredo a duas voltas e André Sousa e Pedro Duarte a quatro.
António Pina, pela primeira vez ao volante de um Riley. O piloto de Penafiel estranhou o andamento e as altas temperaturas que se fizeram sentir à hora da prova, não conseguindo melhor que um 5º lugar na manga com 192 voltas.
Dia não para Armando Magalhães e Manuela Varejão, durante toda a corrida não se encontraram, nem com o carro, nem com a pista, há “dias” assim!
A SEGUNDA MANGA foi corrida de faca na boca. A velha máxima “sete cães a um osso” assenta que nem uma luva a esta manga.
A incerteza quanto ao vencedor e os restantes lugares do pódio e porque não dizê-lo, todos os restantes lugares, foi a tónica dominante desta manga. Tudo se veio a decidir mesmo nos últimos segundos / metros da última calha.
Para todos os que participaram nesta manga, ficou a certeza de terem estado certamente numa das melhores corridas de sempre no Slot Clube do Porto.
Desta autêntica batalha, saiu como vencedor o Jorge Lima que com 203 voltas, dominou a corrida e acabou por vencer com toda a justiça, Lino Marão, Pedro Machado, Filipe Morais e Luís Faria, todos com 201 voltas, travaram uma das melhores corridas de sempre e com o mesmo alinhamento, ocuparam as posições secundárias.
Adérito Varejão ( 199 voltas ) e Rui Queirós ( 197 ), acusaram mesmo no final, algum cansaço que os levou a cometer erros que ditaram a sua classificação final.
Para fim de festa e mais uma vez ao som das “vuvuzelas”, fica a história de uma corrida fantástica e com pilotos que deram tudo o que tinham para conseguir a vitória proporcionando uma noite de altíssima competição, provando que as corridas quando são levadas a sério, tornam-se muito mais interessantes.
Notou-se a falta de alguns pilotos inscritos que, por várias razões não puderam alinhar nesta fantástica e última prova do Campeonato Grand Am Series 2010. Todos eles, não sabem o que perderam ou melhor, não sabem o que deixaram de ganhar!
Parabéns Jorge Lima, uma grande corrida e mais uma grande vitória.
Parabéns a todos pela grande participação e pela forma fantástica como encararam esta última jornada deste competitivo Campeonato de Grand Am Series 2010.
Voltaremos a ver-nos em breve!