A temporada regular dos Campeonatos encerrou com Chave de Ouro com esta última prova do disputadíssimo Challenge Ferrari 2010.
Com alguns lugares importantes em aberto, 22 pilotos apresentaram-se à partida para mais uma corrida que, muito à semelhança da corrida dos Grand Am Series, viria a ser mais uma grande noite de Slot com uma corrida sempre muito equilibrada no que toca aos lugares da frente.
Campeonato : 5ª PROVA CHALLENGE FERRARI 2010 Local: Slot Clube do Porto Data: Quarta-feira, 9 de Junho de 2010 Condições Atmosféricas: Calor abrasador ao nível da pista Presenças: 22 pilotos Mangas: 3 intensas mangas
1ª MANGA
O vencedor da 4ª Prova, Jorge Lima viu-se obrigado a correr nesta manga onde em teoria, iria encontrar uma fraca resistência ao seu andamento. Porém, graves problemas mecânicos surgidos após um acidente, condicionaram de tal forma a sua corrida que o piloto teve de regressar ás boxes para resolver o grave problema que afectou o seu Ferrari. Regressou à pista quase no final da corrida e não conseguiu evitar o último lugar, posição comprometedora em termos de classificação final do campeonato.
Rui Queirós “voou” para a vitória de uma forma tão eficaz que não deu nenhuma hipótese à concorrência. O seu Ferrari parecia ter asas e não rodas e com médias e calhas absolutamente fantásticas, levou o seu bólide à conquista da manga com um total de 211,22 voltas, marca que o conduziria à vitória na corrida.
Numa corrida à parte, Tozé Sousa e Armando Magalhães, lutaram entre si pela melhor classificação na manga. Foi o Tozé Sousa que cortou a meta à frente e com 200,20 voltas assegurou o segundo lugar da manga, ficando Armando Magalhães na terceira posição.
Nas restantes posições, José Sequeira ( 195 voltas ), superiorizou-se a Pedro Duarte ( 192 voltas ) e Manuel Loureiro ( 176 voltas ) com alguma facilidade o que demonstra que, quem sabe não esquece!
Como conclusão acerca desta manga, pode-se dizer que não foi uma manga muito disputada e a luta esperada entre Rui Queirós e Jorge Lima, viria a terminar logo no início o que tornou a prestação do Rui num verdadeiro passeio. Notou-se que a diferença de andamento entre os participantes era grande e isso deve-se às sucessivas faltas aos treinos por parte de alguns deles.
2ª MANGA
Mais do mesmo. Nesta manga mudaram os protagonistas, mas a história foi a mesma. Pedro Machado dominou a seu belo prazer esta manga e com 209,28 voltas, deixou o surpreendente Jorge Sousa a quatro voltas. Mais interessante foram os duelos para as restantes posições, Zé Manel ( 203,21 ) e António Pina ( 202,03 ), travaram uma luta intensa, tendo a uva passa saído ao Zé Manel e a fava ao António Pina.
Manuela Varejão e Raúl Pinto, acabaram a par, ambos totalizaram 198,4 voltas. Fazendo jus ao lema inglês de cortesia, “Ladies First”, a única senhora participante neste Challenge, por centímetros, conseguiu segurar a quinta posição.
Rui Sousa, com um Ferrari que lhe trouxe mais problemas do que alegrias viria a terminar no último lugar desta manga.
Em jeito de conclusão, poderia ser dito que tudo está bem quando acaba bem. De realçar o crescendo de forma de Jorge Sousa, o homem dos “chapas” está a crescer neste mundo do plástico, parabéns pelo grande Challenge!!!
3ª MANGA
E como já vem sendo habitual, para o fim estava guardada mais uma manga que ficará na retina dos que nela participaram e na memória de todos aqueles que a observaram.
Desde a primeira calha se notou que a manga ia ser discutida ao centímetro, eram sete galos para um só poleiro e o grande desafio era saber, qual destes o ia ocupar. Por força dos regulamentos, José Eduardo era o oitavo “galo”, esperava-se que fizesse uma corrida à parte o que veio a acontecer, totalizou 180 voltas e classificou-se em último lugar na manga o que não é de estranhar dado a sua pouca assiduidade em provas realizadas durante este ano.
Noite aziaga para Márcio Teixeira e Luís Faria, ambos aspiravam legitimamente um lugar no pódio, na falta do líder do Campeonato (Luís Alcino), na péssima classificação obtida por Jorge Lima e a falta também de Lino Marão, tudo estava em aberto para ocupar os lugares secundários do pódio. Ambos com problemas mecânicos, ou no carro, caso de Márcio Teixeira ou no punho, Luís Faria, acabaram por deitar por terra todas as hipóteses de chegar ao pódio.
Falemos então da corrida. Os líderes foram-se sucedendo o que prova a regularidade dos pilotos envolvidos nesta manga. Adérito Varejão, Jorge Martins, Filipe Morais e Zé Mário, foram trocando entre si as posições de lideres da corrida, e só mesmo na última calha é que tudo, mais uma vez ficou decidido. Um forcing final de Filipe Morais e Zé Mário, não foi suficiente para se aproximarem de forma a tentar a ultrapassagem a Adérito Varejão e Jorge Martins, estes com um andamento sempre rápido e sem falhas acabaram por serem os primeiros a ver a bandeirada de xadrez, separados por 1 metro.
Imediatamente a seguir, cortou a meta Filipe Morais que consegui deixar a uma curta distância ( apenas 4 metros ) Zé Mário, piloto que fez uma corrida muito consistente , não fossem alguns erros mesmo no final, poderia ter discutido ainda mais um lugar entre os primeiros três classificados.
Aproveitando os azares alheios, António Dias ( 206 voltas ) acabou por se classificar em 5º lugar na manga a apenas duas voltas dos restantes pilotos que todos eles totalizaram 208 voltas, separados apenas por metros, metros esses que ditaram a classificação final.
Dos azarentos, o melhor ainda foi o Luís Faria que lá ia conseguindo debelar os problemas com os travões ( do punho ) e mesmo assim ainda conseguiu um 6º lugar com 204 voltas, deixando o outro azarado da noite, Márcio Teixeira a quatro voltas ( 200 voltas ).
Resumindo e concluindo, uma prova fantástica, uma última manga muito disputada e classificações para todos os gostos, mas eu explico:
Rui Queirós com esta grande vitória conseguiu subir quatro lugares na classificação final do Campeonato, Pedro Machado com uma grande corrida na segunda manga, atingiu o 3º lugar do Campeonato, retirando esse lugar a Lino Marão ( que não participou ).
Luís Faria em face da sua noite azarenta, viu-se ultrapassado por Márcio Teixeira e Pedro Machado e relegado para o 6º lugar final. Em 7º classificado, acabou por ficar Filipe Morais que nos pontos a deitar fora, passou para a frente de Jorge Martins.
No meio de toda esta confusão de classificações, o “azarado da noite”, Jorge Lima acaba por conseguir chegar ao topo da classificação deste Challenge Ferrari 2010
Mexendo e remexendo todas estas incidências, tratou-se de um Troféu muito disputado, as 5 provas que o compuseram foram sempre bastante participadas, animadas, com um ambiente sempre especial e salutar, provando que este género de provas, quando bem elaboradas, são sempre do gosto dos slotistas.
Objectivo cumprido.
Parabéns a todos os participantes pela forma sempre animada e pelo carinho demonstrado por este Challenge Ferrari 2010.